Polímeros são moléculas grandes (macromoléculas) compostas pela união de várias moléculas pequenas, denominadas de monômeros. Os monômeros são moléculas de pouca massa, formadas por meio de reações de adição ou condensação, chamada de reações de polimerização. Juntas compõem uma grande cadeia de polímeros.
Os polímeros são macromoléculas resultantes da união de muitas unidades de moléculas pequenas (monômeros). Existem polímeros naturais e artificiais.
A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas (macromoléculas).
Por funcionalidade entende-se: número de sítios de ligação, ou seja, local onde ocorre ligação química. É necessário que a molécula tenha pelo menos bifuncionalidade, senão não há propagação da cadeia polimérica. Quando tem-se dois monômeros (moléculas) diferentes a funcionalidade é a média da funcionalidade.
Processos de Transformação Os polímeros termoplásticos podem ser transformados e moldados através de injeção, extrusão, sopro, termoformagem, rotomoldagem e usinagem.
Os polímeros termoplásticos são compostos de longos fios lineares ou ramificados. ... Já os termofixos, como o próprio nome diz, possuem uma estrutura mais rígida, tudo se explica pela estrutura que os compõem: ligações cruzadas unem os fios de polímeros.