A definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a zoonoses como “Doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos” (OMS, 2016).
1) Zoonose direta: Quando o agente não se altera ao passar de um hospedeiro para o outro e precisa de apenas um hospedeiro para completar o seu ciclo. Ex: raiva, leptospirose Transmissão de um hospedeiro vertebrado infectado a um hospedeiro vertebrado susceptível. Contato, veiculação ou vetor mecânico.
As mais comuns são: Brucelose, raiva, salmonelose, listeriose, tuberculose, toxoplasmose, leptospirose, sarna, hidatidose, larva migrans cutânea (bicho geográfico), febre amarela, dengue, tifo, malária, doença de Chagas, etc. É importante ter cuidado com animais doentes e com os produtos de origem animal.
Zoonoses são doenças transmitidas de animais ao homem, direta ou indiretamente (através de vetores). Quando um inseto vetor está envolvido, a doença também é conhecida como uma “arbovirose” (de arthorpod borne virus”). Nem todas as arboviroses são zoonoses.
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são unidades de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses (como raiva e o calazar, além da dengue e doença de Chagas), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância ambiental em saúde.
A principal maneira de nos protegermos das zoonoses é a destruição rápida da natureza, impedindo a existência de ecossistemas saudáveis e biodiversos." Você concorda com essa afirmação?
Para fazer a inscrição de doação de seus bichinhos, que participarão das feiras de adoção da Zoonoses, é necessário ligar no telefone 3222-2484 ou comparecer diretamente na Seção de Controle Animal que fica na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, Jardim Zulmira, para fazer um cadastro e obter mais informações.
Conte uma história que mostre o seu carinho e faça boas fotos e/ou vídeo. Ex.: “Doa-se esse lindo e amoroso (cão/gato), de nome (nome do animal, se for o caso), até hoje criado com muito carinho por (nome da pessoa responsável). Ele merece um novo lar que dê a ele a mesma atenção e amor que teve até hoje.”
Entre em contato com ONGs e agências defensoras dos direitos dos animais para saber sobre a possibilidade de eles também ajudarem na divulgação. Distribua cartazes para serem afixados no elevador do seu condomínio, em pet shops e clínicas veterinárias.
É bem simples, basta seguir os 4 passos seguintes:
5 passos para a doação de cachorro
Adotar um filho é um ato de amor. ... No Aurélio, o significado da palavra adotar significa optar ou decidir-se por; escolher... Uma das situações na vida que mais me emociona pela complexidade de sentimentos que o próprio ato implica é a adoção e por consequência a doação: a alegria de quem recebe, a dor de quem dá...
Para a adoção dos animais é necessário apresentar a documentação do tutor (RG e CPF), além de comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e o pagamento de taxa pública de R$ 25,50*. É preciso ainda levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos.
Desde 1º de outubro de 2018, o serviço de Disque Denúncia Animal ( está em funcionamento nos 39 municípios da Grande São Paulo. A iniciativa está voltada ao relato de informações sobre maus-tratos a animais domésticos.
Confira 8 lugares para adotar cães e gatos em SP
Ensaio com filhotes