Classificação dos ossos do corpo humano. O sistema esquelético do ser humano é formado por 206 ossos classificados de acordo com o formato e a localização. Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
Ela é formada por quatro ossos, o osso frontal, os dois ossos parietais e o osso occipital. Estes ossos se articulam através de três suturas: A sutura coronal: entre os ossos frontal e parietal.
As fontanelas ou fontículos são espaços situados entre os ossos do crânio dos recém-nascidos e fetos. ... Desaparecem quando se completa a ossificação dos ossos do crânio.
FONTANELAS Os ossos do crânio originam-se do mesênquima em torno do encéfalo embrionário e a ossificação desses ossos se faz por via intramembranosa ou endocondral. ... Essas folhas membranáceas são denominadas fontanelas ou fontículos (conhecidas popularmente por moleira).
A moleira alta, mas flexível ou almofadada, é algo normal e que não apresenta problema. No entanto, se você perceber que está alta e tensa, pode ser um sinal de pressão intracraniana por alguma razão. Nesse caso, é fundamental encaminhar o bebê para a urgência médica.
Esta afecção é congênita e inicia-se durante o desenvolvimento embrionário. Pode ter etiologia hereditária, intra-uterina ou infecciosa; o uso de certos fármacos durante a gestação também podem levar a esta anomalia.
Quando, aparentemente, o bebê está se desenvolvendo de forma natural e, ainda assim, a moleira se apresenta mais funda, pode ser consequência de desidratação, o que melhora depois que a criança ingere líquido. Isso pode acontecer, principalmente, em dias mais quentes.