O balão gástrico deve ser removido após 6 meses, mas, nesse tempo, pode levar até à perde de cerca de 13% do peso, sendo indicado para pessoas com IMC superior a 30kg/m2 e com doenças associadas como pressão alta ou diabetes, por exemplo, ou IMC superior a 35 kg/m2.
Quando impactado, o balão ocasiona o represamento do conteúdo provocando distensão abdominal, dor , náuseas, vómitos até com pequenas quantidades de líquido, pirose retroesternal, podendo cursar até com broncoaspiração. Essa complicação é importante pois frequentemente causa a retirada precoce do acessório.
Nesta etapa, imediata à colocação do balão gástrico, o paciente deve ingerir apenas líquidos como água, chás, caldos e sucos coados, leite desnatado, isotônicos e água de coco, por exemplo.
Quem está indicado a fazer o balão intragástrico? Qualquer pessoa que não possua contraindicações formais para o tratamento. Não existe ainda uma idade mínima ou máxima estabelecida que impeça o procedimento de balão.
No entanto, é preciso deixar claro: mulheres grávidas ou lactantes não podem realizar o procedimento. Recomenda-se que qualquer gestação inicie apenas 18 meses depois da cirurgia bariátrica.
Por conta de a gastroplastia endoscópica ainda ser um procedimento novo no Brasil, os planos de saúde não fazem a cobertura e o SUS (Sistema Único de Saúde) também não disponiliza. Em média, o preço da cirurgia é de R$ 40 mil.
A gastroplastia endoscópica é um procedimento menos invasivo, indicado para pacientes portadores de obesidades graus 1 e 2, ou para grau 3 com condições clínicas que impeçam a bariátrica. É segura também para crianças e idosos, e apresenta resultados de redução do peso entre 20 e 25%.
A gastroplastia endoscópica tem risco? Como toda cirurgia, a gastroplastia endoscópica não é isenta de risco, embora sua incidência seja menor quando comparada às cirurgias tradicionais, como a gastrectomia vertical (2,2% vs. 9,17%). Existe o risco de sangramento após o procedimento.
O preço da cirurgia bariátrica por videolaparoscopia varia entre 10.
O preço para a realização do procedimento varia bastante para cada situação, podendo chegar em aproximadamente R$ 40 mil. Além disso, o paciente precisa realizar uma série de exames antes da cirurgia, e cada um tem um preço diferente.