crossorigin="anonymous">
Desde 1889, o Brasil é uma república presidencialista, mas, entre 1822 e 1889, o Brasil foi uma monarquia, sendo governado por dois imperadores. A monarquia brasileira foi adotada como forma de governo logo após a independência declarada por d. ... Pedro I que foi coroado imperador em 1822 e abdicou do trono em 1831.
O período monárquico divide-se em três fases bem distintas. A primeira, chamada de 1° Reinado, vai da Independência, em 1822, à abdicação de dom Pedro 1°, em 1831. A segunda, conhecida como Regência, cobre os anos de 1831 a 1840.
Como foi Dom Pedro quem proclamou a independência, de uma forma onde somente a elite participava foi um processo natural que ele estabelecesse sua própria monarquia.
O Brasil também não se tornou império após a proclamação da Independência em 7 de setembro de 1822 apenas por sua extensão continental. Tornar-se império era uma forma de mostrar a Portugal que não haveria continuidade em relação ao seu governo. Se D. ... Pedro foi proclamado o primeiro imperador do Brasil.
Enquanto a república foi adotada largamente pelos países que iam surgindo no continente, a monarquia foi escolhida como forma de governo no Brasil. Também por isso o país prosseguiu relativamente isolado das outras nações da América Latina.
As formas de governo que o Brasil já adotou foram a Monarquia, onde tornou-se o Império do Brasil, a Regência, um governo de caráter provisório durante a Monarquia até que o imperador se torna-se maior de idade, bem como a República e também a Ditadura.
Constituição (1824) Constituição Política do Império do Brazil. Rio de Janeiro, 1824. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao24.htm>.