A importância da batimetria está no fato de que um navio cargueiro ou de passageiros só pode atracar no porto quando o calado da embarcação é do mesmo tamanho ou menor do que a profundidade. ... Essa cota foi determinada a partir da forma como o cais (local de atracação das embarcações) foi construído.
Para realizar a batimetria é necessário a utilização de um ecobatímetro. Este equipamento fornece informações de profundidade através do tempo de duração da emissão do pulso sonoro e a recepção do mesmo sinal refletido.
Batimetria é a medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios. É expressa cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais. Com semelhança às curvas de nível topográfico.
A origem da palavra batimetria vem do grego onde “bathus” significa profundo, ou fundo e “metron”, medida. Para se conhecer a 'medida do fundo', são aplicadas técnicas da topografia. Portanto, o mapeamento do relevo (geometria) ou o volume das massas aquáticas é realizado pela topobatimetria.
O relevo é representado por curvas de nível e pontos cotados e as altitudes são expressas em metros (tendo como ponto de origem o nível do mar - nível zero). Os aspectos do relevo são reforçados pelas cores hipsométricas que são graduadas pelas curvas de nível.