EQST

Qual A Caracterstica De Cada Classe Dos Moluscos?

Qual a característica de cada classe dos moluscos?

Moluscos são animais de corpo mole, protegidos por uma concha calcária, com representantes marinhos, terrestres e de água doce. São divididos em cinco classes principais, são elas: Classe Gastropoda: classe com maior número de espécies, sendo a única que apresenta representantes nos três tipos de habitat.

Qual é a classificação dos moluscos?

Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.

Quais as características evolutivas dos Anelideos?

A principal novidade evolutiva dos anelídeos é o tubo digestivo completo. Outra característica, é a circulação fechada, ou seja, o sangue só circula dentro dos vasos de seus corpos. Lembrando que os outros vermes (platelmintos, nematelmintos) nem sequer tinham circulação completa ou sistema circulatório completo.

Quais são as novidades evolutivas dos platelmintos?

Eles possuem algumas vantagens evolutivas com relação aos grupos anteriores, que seriam : sistema excretor, sistema bilateral, e são animais triblásticos.

Quais são as novidades evolutivas dos cnidários?

Nesse grupo de animais surgiu uma novidade evolutiva: a cavidade digestiva conhecida como cavidade gastrovascular. ... A parede do corpo dos cnidários é formada por dois epitélios: a epiderme externa e a gastroderme, que reveste a cavidade gastrovascular.

Qual é o modo de vida dos platelmintos?

Os platelmintos podem apresentar vidas livres, sendo encontrados em ambientes aquáticos ou úmidos, ou ainda alojados no interior de outros organismos, atuando como parasitas.

Qual o principal habitat dos platelmintos?

Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.

Onde se encontra a planaria?

Os platelmintos são vermes que têm o corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: 'achatado'; e helmin: 'verme'). Estima-se que hajam mais de 15 mil espécies de platelmintos em todo o mundo. Eles vivem, principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos.

Onde e como vivem as Planarias?

As planárias vivem em ambientes de água doce, tal como rios e lagos. Planárias são vermes que pertencem ao ao filo dos Platelmintos. Estes vermes possuem como principal característica o corpo mole devido a ausência de ossos (invertebrados).

Onde as Planarias são encontradas com frequência?

intestino humano

O que a planaria causa no ser humano?

Dentre as doenças que podem ser acarretadas pelo contato com as planárias estão a esquistossomose, a equinococose e a teníase. Em geral, os sintomas são hemorragias, diarréia, náuseas, cistos e etc.

Quais são as doenças que os platelmintos podem causar no ser humano?

Podemos considerar como as principais doenças causadas por platelmintos:

  • Hidatidose.
  • Fasciolose.
  • Teníase ou Solitária.
  • Esquistossomose.
  • Cisticercose.

Quais as principais verminoses que os platelmintos causam ao ser humano?

Verminoses causadas por Platelmintos

  • Esquistossomose.
  • Teníase e Cisticercose.
  • Cisto hidático (Hidatidose)

Quais são os nematódeos?

Nematoda (nematódeos), nematelmintos, ou ainda nematelmintas, são um filo de animais cilíndricos espetacularmente alongados. São animais triblásticos, protostômios, pseudocelomados. Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral.

Como se prevenir das parasitoses?

“As principais medidas preventivas são a ingestão de água potável filtrada ou fervida e a higienização das mãos, que podem ser veículos de transmissão de patógenos intestinais, principalmente após usar o banheiro e antes de comer ou manipular alimentos”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Como pode ser feita a prevenção de uma doença parasitária?

Para evitar-se este tipo de parasitose, são importantes:

  1. O tratamento adequado das fezes. O saneamento básico é fundamental. ...
  2. O tratamento adequado da água. ...
  3. O tratamento adequado dos alimentos. ...
  4. Os hábitos de higiene. ...
  5. A eliminação de vetores. ...
  6. A prevenção da oxiurose.