Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia....O Desenvolvimento Moral segundo Piaget: Anomia, Heteronomia, e Autonomia.
– HETERONOMIA – 2 a 12 anos: é a fase em que a criança segue as regras colocadas pelos outros, com maior facilidade de internalização das orientações e pouco questionamento. É a fase de maior obediência.
Do ponto de vista moral, a educação começa com a heteronomia, em que as regras morais são introjetadas sem crítica, até que possa alcançar a autonomia, típica da maturidade.” ARANHA, Maria Lúcia de Arruda.
Heteronomia é quando pessoa age de acordo com as regras de outro que lhe são colocadas, sendo este comportamento regulado pelo meio social. Heteronomia quando a ação baseada na racionalidade, que permite a liberdade de ação dos indivíduos. ...
- anomia (crianças até 5 anos): geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado.
A moral heterônoma é evidenciada em crianças menores de cinco anos, por idealizar as regras dos adultos com as quais convive. Já a moral autônoma é reconhecida em crianças mais velhas, quando essas crianças passam a estabelecer regras por si próprias e a cumprem devido ao respeito mútuo.
ANOMIA – 0 a 2 anos: é a fase da ausência total de regras. Até cerca de 2 anos a criança não dispõe de representação mental e seu pensamento ainda é bastante difuso o que torna muito difícil a absorção de regras. É por isso que é NORMAL ter que repetir a mesma orientação muitas vezes!
Significado de Heteronomia [Filosofia] Para Kant (1724-1804), condição humana de quem tem suas vontades e paixões moldadas pela consciência moral, não exercendo seus impulsos inconscientes com autonomia e liberdade.
1. Que tem a qualidade ou força de norma. 2. Que formula normas, regras, preceitos (de moral, direito, etc.): Lógica, gramática normativa.