crossorigin="anonymous">
As vantagens são praticamente as mesmas que alguns primatas têm ao ficar em pé na savana: > Capacidade de enxergar os predadores ou possíveis presas por cima da vegetação; > Poder se movimentar por entre as árvores; > Maior facilidade de carregar objetos e manejá-los (armas, por exemplo).
Bípedes - Andar sobre dois pés é característica essencial do ser humano. ... Por outro lado, o bipedalismo, ou seja, a postura ereta sobre os dois pés, é uma das características essenciais do Homo sapiens, segundo a ciência que estuda os seus traços físicos marcantes: a antropologia biológica.
Homo erectus
A história evolutiva do cérebro humano mostra principalmente o cérebro gradualmente maior em relação ao tamanho do corpo durante o caminho evolutivo dos primatas primitivos para os hominídeos e, finalmente, para o Homo sapiens. ... Estima-se que o Homo habilis tenha tido aproximadamente 40 bilhões de neurônios.
No estudo, publicado na revista The Proceedings of the Royal Society B, os pesquisadores mostram que, em vez de um fato isolado, a tendência de aumento do volume cerebral foi causada principalmente pela evolução aleatória do órgão de alguns indivíduos dentro de uma espécie.
O “homo sapiens" tem um cérebro desproporcionalmente grande em relação aos de outros animais. Os "sapiens" modernos são dotados de um cérebro com dimensões de 1200 a 1400 centímetros cúbicos, enquanto outros mamíferos que pesam cerca de 60 kg têm cérebros com tamanhos médios de 200 cm3.
encéfalo
Cientistas do Salk Institute, da Califórnia, descobriram que a parte do cérebro humano que é reservada à memória tem muito mais capacidade do que se pensava, podendo armazenar qualquer coisa como 4,7 mil milhões de livros ou 670 milhões de páginas de internet.
Diferença entre cérebro e encéfalo
Ele possui três partes principais:
→ Funções do cérebro O cérebro está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência, memória, entre outros. Além disso, é capaz de processar informações dos sentidos juntamente a outras estruturas do encéfalo, iniciar movimentos e influenciar o comportamento emocional.
O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisfério esquerdo, é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa.
O cérebro é dividido por uma fissura longitudinal em 2 hemisférios, cada um contendo 6 lobos distintos:
Pedro A. Grisa constata que “o ser humano é um, mas funciona como dois”, referindo-se às duas funções mentais básicas: consciente e subconsciente. ... O subconsciente é o que faz o ser humano agir e reagir sem querer, segundo programações nele existentes.
As principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. É a partir da relação entre todas estas funções que entendemos a grande maioria dos comportamentos, desde o mais simples até as situações de maior complexidade, e que exigem atividades cerebrais mais elaboradas.
A mente se manifesta através do cérebro. Assim mapeia-se o cérebro para identificar doenças que ajuda na descoberta da cura de muitos males. ... Com a ajuda desse tipo de ressonância já se sabe entre outras coisas, como funciona o processo pelo qual o cérebro arquiva a memória de fatos, acontecimentos ruins.
A mente humana é fantástica e desvendá-la é dar um passo importante na busca pelo autoconhecimento e desenvolvimento da inteligência emocional. Assim, é possível descobrir a origem de sentimentos, pensamentos, crenças limitantes, enfim, reconhecer a sua própria essência.
De acordo com o Freud, o processo de pensamento tem ligação direta com nosso sistema psíquico. ... Isso se dá por meio da energia que flui no sistema nervoso, através dos sistemas de neurônios. Dessa forma, segundo Freud, é possível distinguir um nível primário e um nível secundário, neste processamento.
Mente é o estado da consciência ou subconsciência que possibilita a expressão da natureza humana. ... Por isso, o termo também descreve a personalidade e costuma designar capacidades humanas, ou mesmo, empregado para designar capacidades de seres sobrenaturais, como na expressão "A mente de Deus".
O cérebro é a parte física e a mente, a abstrata. Enquanto o cérebro cuida do perfeito funcionamento do corpo, dos sinais elétricos e da resposta emocional quando pensamos em algo que nos gera emoção, a mente é a responsável por gerar o pensamento que motivou o cérebro a iniciar sei trabalho.
A Psicologia é uma ciência que evoluiu muito pouco se comparada à Física ou à Biologia. ... Embora o livro defenda a ideia de que a mente deve ser o objeto de estudo da Psicologia, dificilmente deixarão de existir aqueles que chamarão seu objeto de estudo de comportamento (Skinner, 1990) ou inconsciente (Freud, 1940/1987).
O psicólogo atua no estudo dos comportamentos e pensamentos humanos.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais.
Comportamento do consumidor. Muitas pessoas surpreendem-se com a informação, mas o Marketing é uma das áreas da Psicologia com maior empregabilidade no mercado de trabalho.
Por isso digo que a psicologia clínica é a área que mais poderá propiciar um salário alto. Pois ainda que este último profissional atenda 2 dias na semana, ganhará 24.