crossorigin="anonymous">
Adaptação e Lesão Reversível Usualmente as células adaptam-se por diferentes alterações celulares, que repercutem nos tecidos e órgãos, a saber, hiperplasia, hipoplasia, hipertrofia, hipotrofia, atrofia, metaplasia e acúmulos intracelulares.
A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.
Causas possíveis: suprimento sanguíneo, nutrição inadequada, perda de estimulação endócrina e envelhecimento. Os mecanismo de atrofia afetam o equilíbrio entre a síntese e a degradação de proteínas.
– Aumento do número de células em um órgão ou tecido em resposta a um estímulo. – Só pode acontecer em tecidos que possuem células capazes de divisão. – Pode ser fisiológica ou patológica.
Os mais frequentes são: A hiperplasia muscular consiste no crescimento do número de células musculares . A hiperplasia foveolar é o aumento do número de células do estômago , em geral relacionada a uma inflamação gástrica. A hiperplasia do endométrio causa sangramentos menstruais anormais.
Segundo o dr. Srougi, “a embolização da próstata é indicada, principalmente, quando os medicamentos já não têm mais efeitos contra a hiperplasia e o paciente não pode ou não quer passar por uma cirurgia aberta”.
Para tratar a próstata aumentada, que normalmente é causada pela hiperplasia benigna da próstata, o urologista geralmente indica o uso de medicamentos para relaxar os músculos da próstata e aliviar os sintomas, como dificuldade para urinar ou vontade repentina de urinar, por exemplo.
O tratamento depende da causa. Se há o H. pylori usa-se antibióticos. Outros tipos de gastrite são tratadas de acordo com os dados clínicos e endoscópicos.
Hiperplasia benigna da próstata: nestes casos o médico inicia o tratamento com o uso de remédios, como tansulosina, alfuzosina ou finasterida, por exemplo, para diminuir o tamanho da próstata e aliviar os sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer cirurgia para remover a próstata.
Um bom remédio caseiro para próstata é tomar o extrato de saw palmetto porque esta planta medicinal possui propriedades antiestrogênicas que ajudam a combater a hiperplasia benigna da próstata, que é umas principais causas de próstata aumentada.
Mais recentemente, os pesquisadores descobriram evidências de que comer quantidades maiores de licopeno pode reduzir os níveis de PSA também. Em geral, ir para proteínas magras, como frango, peixe e soja ou outras proteínas à base de plantas, é melhor para a saúde em geral.
Pesquisas evidenciam uma relação importante entre o consumo de carne vermelha e o aumento do risco de formas agressivas de câncer da próstata. Os alimentos defumados e as carnes bem passadas e submetidas a altas temperaturas, como as usadas em churrascos, são as que representam maiores riscos.
Embora o impacto possa variar de pessoa para pessoa e depender de outros fatores (como a idade, por exemplo), estes são os alimentos que podem PROMOVER o aparecimento de cancro da próstata: Carne vermelha (especialmente cozinhada a altas temperaturas, modo de confeção que estimula a produção de compostos químicos ...
A próstata inflamada pode ter origem em diferentes fatores, sendo que o mais comum é a propagação de uma infeção urinária com origem na uretra ou na bexiga (uretrite ou cistite) que é transmitida à próstata dando origem a uma infecção na próstata.
ALIMENTOS QUE PREVINEM O CÂNCER DE PRÓSTATA
Os alimentos indicados para prevenir o câncer da próstata são os ricos em licopeno, como o tomate e mamão, e os ricos em fibras e antioxidantes, como frutas, verduras, sementes e castanhas, que devem ser consumidos de forma regular para que sejam capaz de atuar na prevenção.
Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de evitar a doença. Uma alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, aliada à uma ingestão menor de gordura, ajudam a diminuir o risco de câncer.
Dois chás por dia reduzem o risco de câncer de próstata, diz...
Para ajudar a aliviar qualquer desconforto e dores na próstata, tente tomar um banho quente, tomar amaciantes de fezes e usar analgésicos de venda livre, como aspirina ou ibuprofeno. Beber bastante líquido também pode ajudar a expulsar as bactérias do seu sistema.
Sintomatologia de uma Próstata inflamada
O aranto (nome popular da kalanchoe daigremontiana) é uma planta ornamental que vem sido divulgada no universo online como suposto tratamento para o câncer.
Veja a seguir 3 receitas naturais que ajudam a prevenir o câncer:
Batida de abacaxi e gengibre: O abacaxi contém uma enzima chamada bromelina que é encarregada de prevenir o câncer e ajudar a reduzir os efeitos negativos da quimioterapia e da radioterapia. Os compostos da bromelina reduzem e matam as células cancerosas deixando intactas as células saudáveis.
Goiaba. Assim como outras frutas e legumes amarelos, laranjas e vermelhos, a goiaba é rica em carotenoides, substâncias que atuam na prevenção do câncer de pele, mama e próstata.
Conheça oito alimentos que podem aumentar o risco de câncer
Aveloz, também conhecida por Árvore-de-São-Sebastião, cega-olho, coral-verde ou almeidinha, é um planta tóxica que vem sendo estudada para combater o câncer, uma vez que é capaz de eliminar algumas células cancerígenas, impedindo o seu desenvolvimento e reduzindo o tumor.
Abaixo você verá os tipos de alimentos não indicados durante o tratamento do câncer.
Bianca Manzoli, coordenadora do Comitê de Nutrição da Abrale, ressalta que “alimentar-se adequadamente é elemento fundamental para o bom andamento do tratamento oncológico”. Não existe exatamente uma dieta para quem tem câncer. É importante que seja consumido de tudo: frutas, leites e derivados e carnes.
O portador de câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurado. A incapacidade para o trabalho deve ser comprovada por meio de exame realizado pela perícia médica do INSS.
Os compostos vitaminicos contidos no fígado de boi são particularmente efetivos na redução do risco de câncer. A fumaça carcinogênica do cigarro induz à deficiência de vitamina A, que pode levar ao enfisema.