A rancidez hidrolítica enzimática é a hidrólise de óleos e gorduras com a consequente produção de ácidos graxos livres. ... A rancidez oxidativa ou auto-oxidação é a reação mais importe em gorduras e óleos do ponto de vista da qualidade.
Rancificação hidrolítica ou lipolítica Esse é o tipo de rancificação causada pelos agentes químicos e enzimas que eu comentei. Nesse caso, esses compostos promovem a quebra das moléculas de gordura e, como resultado, geram ácidos graxos (moléculas de ácido com tamanho bastante grande).
Significado de Rancidez substantivo feminino Estado ou qualidade de râncido; ranço.
A rancificação pode ocorrer por dois processos: hidrólise (quebra da molécula pela água) e oxidação (reação com oxigênio do ar). Estas reações em geral conferem ao alimento um gosto ruim e um cheiro desagradável.
A rancidez constitui um importante problema técnico nas indústrias de alimentos e pode ocorrer através de duas formas diferentes: rancidez oxidativa, causada pela auto-oxidação dos triacilgliceróis com ácidos graxos insaturados por oxigênio atmosférico; ou rancidez hidrolítica, causada pela hidrólise da ligação éster ...
A melhor maneira é armazenar em vidro hermeticamente fechado. Ainda com a embalagem de origem, melhor enrolar o pacote e sempre colocar dentro de um recipiente fechado. Não use grampos nem fitas. Quanto mais misturas de grãos, farelos e sementes, maior a chance de alterações (fermentação-rancificação).
A melhor maneira de armazenar as sementes de linhaça é em um local fresco e escuro, como geladeiras, onde podem durar até um ano. Se elas forem moídas, tente usá-las em dois meses para aproveitá-las ao máximo antes que estraguem.
COMO CONSERVAR O gergelim com casca geralmente demora muito a estragar. De qualquer maneira, é melhor conservá-lo em um recipiente hermético, em um lugar seco e protegido da luz. Já o gergelim descascado é propenso a ficar rançoso mais rápido, portanto deve ser conservado na geladeira ou freezer.
Instructions
Como consumir o gergelim Kocerginsky explica que a melhor forma é consumir o gergelim in natura (sem torrar), “mas devendo macerar ou bater para ter a quebra da casca e ajudar a absorver os nutrientes”.
Para fazer o Tahine basta dourar 1 xícara de semente de gergelim em uma frigideira, tomando cuidado para não queimar as sementes. Em seguida, deixar esfriar um pouco e colocar no processador as sementes e 3 colheres de sopa de azeite de oliva, deixando o equipamento ligado até que se forme a pasta.
A melhor forma de consumir o gergelim é em sua forma integral: cru e com casca. E suas variações podem ser brancos, pretos e marrons, sendo os mais comuns e fáceis de encontrar os brancos e marrons.
Como usar o gergelim para emagrecer Para auxiliar no processo de emagrecimento, pode-se acrescentar uma colher de sopa de gergelim em um copo de iogurte. O lanche pode ser consumido no meio da manhã ou da tarde para que o indivíduo não exagere no almoço e no jantar.
O segredinho para que ele tenha tanto aroma e sabor é assá-lo numa frigideira antiaderente, ou mesmo numa assadeira retangular sobre as bocas do fogão. Super simples: compre gergelim branco e/ou gergelim preto, misture ambos e leve ao fogo baixo. Mexa eventualmente para que eles assem homogeneamente.
Modo de Fazer: Coe em uma peneira e deixe as sementes por máximo 1 hora aerando. Mais que isso irá ficar amargo. Prepare então o leite batendo no liquidificador com o dobro de água filtrada. Tome imediatamente para evitar o sabor amargo.
O gergelim, também conhecido como sésamo, é a semente de uma planta originária do Oriente, de nome científico Sesamum indicum. Além de deliciosas, as sementes de gergelim trazem muitos benefícios, como melhorar a saúde óssea, proteger contra radiação, câncer, hipertensão, diabetes e inflamação.
Como consumir: Não é difícil inserir o gergelim na dieta, especialmente por ser suave e não alterar o sabor de outros alimentos. Além de poder ser polvilhado em pães, tortas e biscoitos, ele ainda pode acompanhar o iogurte ou uma variada salada de frutas.
Indica-se o consumo de gergelim por meio de sua forma integral e triturada, adicionada a molhos, sucos e saladas. Apesar da recomendação, é possível substituir por alimentos que contenham a semente, como pães e bolachas. Alternativa para quem não é fã do alimento, é utilizá-lo na versão em óleo, em sopas e caldos.
Ainda de acordo com Daniela, também é possível fazer o leite de gergelim. Basta um copo de sementes de gergelim de molho por oito horas. “Após esse tempo, bata com quatro copos de água. O resíduo do gergelim batido pode virar um delicioso 'queigelim'.
Benefícios do gergelim
Embora tenham cores diferentes, os dois tipos de gergelim são bem semelhantes. A principal diferença é que o preto possui uma maior quantidade de vitamina A, cálcio e óleo em comparação ao branco. Isso faz com que os benefícios para a saúde sejam potencializados. No entanto, os dois tipos são opções saudáveis.
Além de ser fonte importante de proteínas, o gergelim preto também possui uma quantidade maior de cálcio em comparação ao branco. Ele é ótimo para a saúde dos ossos, dentes e músculos do corpo. Por isso, pode ser sempre usado em diferentes receitas.
Segundo a nutricionista, o gergelim só não pode ser consumido em excesso. Isso porque ele pode eventualmente causar irritações ou dores no estômago e no cólon.
3 dias
O gergelim torrado fica muito mais saboroso e irresistível!
10 benefícios do óleo de gergelim apoiados pela ciência /b>