Entre as diferenças há os interesses contra os quais se colocavam (em Canudos se opunham aos interesses dos latifundiários locais, enquanto que no Contestado contra os interesses do capitalismo internacional) e o seu modelo de organização social.
Dentre as semelhanças entre Canudos e o Contestado, destaca-se o fato de que ambos foram movimentos religiosos messiânicos, constituídos pelo mesmo tipo de atores sociais, sertanejos e caboclos pobres que viviam à margem do controle e da assistência do Estado e, por questões mais religiosas que políticas eram ...
Ambas ocorreram nos primeiros anos após a proclamação da República (1889). Nos dois casos, o pano de fundo foi uma grave crise econômica e social que assolava o país - inflação, desemprego incrementado pela libertação dos escravos (1888) e avanço das oligarquias sobre os pequenos proprietários de terras.
Após a Proclamação da República aconteceram dois movimentos messiânicos que são considerados os maiores do Brasil: Canudos e Contestado. ... Por outro lado, a Guerra do Contestado aconteceu nos limites entre os estados do Paraná e Santa Catarina, de 1912-1916.
Adeodato Manoel Ramos, o último comandante militar dos rebeldes do Contestado, percebeu a estratégia do general Setembrino de Carvalho em isolar o movimento numa área restrita. Ele, então, tentou espalhar seus homens e seguidores na direção oeste do rio dos Peixes.
Estendeu-se por quatro anos, até 1916, e estima-se que tenha deixado mais de 10 mil mortos. Esta seção traz uma seleção de documentos textuais e livros que integram o arquivo pessoal de Fernando Setembrino de Carvalho, general que comandou o exército brasileiro durante o período mais violento do conflito (1914-1915).
A Guerra do Contestado durou quatro anos e deixou um resultado de 10 a 15 mil pessoas mortas, e 8 mil casas incendiadas. Além disso, em outubro de 1916 foi assinado, no Rio de Janeiro, o Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina e a partir daí surgem novas cidades como Mafra, Joaçaba, Chapecó e de Porto União.
Causas. O motivo do conflito se deveu ao fato da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida em detrimento dos interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil Railway Company.
Resposta. Explicação: Essa atitude revoltou os sertanejos e foi o estopim para o conflito, que se destacou por sua característica sócio-política. A Guerra do Contestado colocou os nativos contra o governo, as multinacionais e as oligarquias.
Com a formação dessa massa de operários desempregados e camponeses desapropriados, a região do Contestado começou a presenciar um movimento messiânico. Diversos profetas, beatos e “monges” apareceram pregando ideais de justiça, paz e comunhão que seriam estabelecidos em um movimento de inspiração religiosa.
A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes dos poderes estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.
A Guerra do Contestado começou em 22 de outubro de 1912 e teve fim há 100 anos, em agosto de 1916. ... Os camponeses haviam sido contratados para a construção de uma Estrada de Ferro, mas, com o término da obra, foram demitidos e expulsos da região do Contestado.
Essa guerra aconteceu na comunidade de Canudos, interior da Bahia, e pode-se dizer que aconteceu por causa de vários fatores, como as graves crises econômicas e sociais em que se encontrava a região naquela época, as secas cíclicas, o desemprego e também uma onda de crença na salvação milagrosa dos cidadãos daqueles ...
Fim da guerra: agosto de 1916, com a captura de Adeodato, o último líder do Contestado; ... A guerra do Contestado durou mais tempo que a guerra de Canudos, outro conflito semelhante em território brasileiro; Em quatro anos de guerra, 9 mil casas foram queimadas e 20 mil pessoas mortas.
A construção da estrada acabou atraindo muitos trabalhadores para a região onde ocorreria a Guerra do Contestado. ... Além de construir a estrada de ferro, Farquhar, por meio da Southern Brazil Lumber, passou a exportar para os Estados Unidos a madeira extraída ao longo da faixa de terra concedida pelo governo brasileiro.
outubro de 1912 – agosto de 1916
A guerra do Contestado terminou em confronto com forças militares locais os sertanejos incendiaram a sede da empresa estadunidense que os havia expulsado de suas terras diante disso o governo de Hermes Fonseca lançou contra o Contestado cerca de seis mil soldados armados de canhões e metralhadoras e apoiados de aviões.