O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).
São considerados exemplos de passivo circulante:
O grupo do ativo é o qual todos os bens e direitos da empresa são elencados no Balanço Patrimonial, mas não apenas com todos os itens abrangidos por ele sendo listados. Para um melhor entendimento do ativo e do que ele significa para o negócio e diz sobre ele, ele é dividido em subgrupos, os quais veremos agora.
O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa: os ativos; os passivos; o patrimônio líquido.
Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira: Receita Bruta. (-) Deduções e abatimentos. (=) Receita Líquida.
No relatório em seu lado esquerdo ficam os Ativos da empresa e do lado direito os Passivos e o Patrimônio Líquido. A sua situação é sempre de equilíbrio, onde os Ativos são iguais ao montante de Passivos. Os valores são agrupados em contas para facilitar a análise e a sua ordem é determinada pela situação de liquidez.
Existem algumas análises que podem ser feitas a partir do seu balanço patrimonial, sendo elas. Como exemplo, podemos citar índices de liquidez (imediata, corrente, seca e geral), índices de endividamento (total, de alavancagem e de endividamento bancário) e, ainda, o índice de imobilização.
Veja o papel que essa demonstração contábil pode ter no seu negócio. Cumprimento das exigências legais: Por ser uma exigência para grande parte das empresas brasileiras, o fechamento do balanço patrimonial garante que você evite complicações legais pela ausência da entrega.
Estas 7 dicas simples farão com que você saiba tudo que precisa para começar a analisar o balanço patrimonial de uma empresa.
O balanço patrimonial, também conhecido como a declaração da situação financeira, oferece uma visão da saúde econômica de uma empresa, pois mostra o quanto ela possui (seus ativos) e o quanto deve (seus passivos).
Algumas das principais técnicas de análise econômica-financeira que você pode utilizar ao fazer a sua Análise das Demonstrações Contábeis são:
A DRE é uma demonstração econômica relacionada à geração de resultados de uma empresa. Ela é apresentada de forma dedutiva, ou seja, trabalha com um valor como referência, normalmente a receita bruta, e a partir dele extrai os valores de custos e de despesas até chegar ao lucro ou ao prejuízo do exercício.
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.