crossorigin="anonymous">
Quais são os principais agentes econômicos? Em resumo, são cinco principais agentes econômicos: famílias, empresas, mercado, Estado e o resto do mundo.
Consideram-se agentes económicos os sujeitos (ou grupos de sujeitos) de um qualquer país que intervêm no seu circuito económico. Têm funções económicas diferentes (em termos de produção, consumo, investimento), estabelecendo entre si diversas relações de índole económica.
Um sistema económico ou sistema econômico é o sistema de produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma economia. Alternativamente, é o conjunto de princípios e técnicas com os quais os problemas de economia são endereçados, tais como o problema da escassez com a alocação de recursos produtivos limitados.
O Estado precisa garantir que a economia funcione, seja assegurando o direito à propriedade privada ou o cumprimento de contratos, de modo a evitar grandes crises como as que já ocorreram em diversos momentos da história.
O Estado pode interferir na ordem econômica de modo direto ou indireto. Assim, tem-se tanto a exploração direta da atividade econômica pelo Estado, quanto o Estado agindo como agente normativo e regulador da atividade econômica. Com isso, pode estatal pode ser um agente econômico ou um agente disciplinador da economia.
A entidade espera que o Produto Interno Bruto (PIB) do país chegue a 3,6% neste ano, ante estimativa de 2,8% na edição passada, divulgada em outubro de 2020. Para 2021, a previsão passou para crescimento de 2,6%, contra os 2,3% estimados anteriormente.
No ranking de crescimento econômico de 50 países em 2020, o Brasil está em 21.º lugar.
Na pecuária, o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango: 3,77 milhões de toneladas em 2019....Agricultura e produção de alimentos.
A pandemia de covid-19 deve antecipar em cinco anos a data em que a China ultrapassará os Estados Unidos no total de riquezas produzidas e se tornará a maior economia do planeta.