EQST

O Que A Escola Literria Do Romantismo?

O que é a escola literária do romantismo?

O Romantismo é uma escola literária do século XIX. Surge na Alemanha, num movimento chamado Sturm und Drang (tempestade e ímpeto). Esse movimento se baseia na emoção exacerbada e se opõe ao equilíbrio artificial do arcadismo. Da Alemanha, o movimento se espalha pela Inglaterra e França, alcançando toda a Europa.

O que é uma obra indianista?

Na literatura brasileira, indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. Foi uma das peculiaridades do romantismo no Brasil e que também possui uma extensão, menor que seja, nas artes plásticas brasileiras durante o século XIX.

Quais as principais obras do romance indianista?

Gonçalves de Magalhães (1811-1882), obras: A Confederação de Tamoios (1857) e Os Indígenas do Brasil perante a História (1860). Gonçalves Dias (1823-1864), obras: I-Juca- Pirama (1851), Os Timbiras (1857), Canção do Tamoio. José de Alencar (1829-1877), obras: O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874).

Porque o índio é de fundamental importância na literatura brasileira em sua primeira fase?

Resposta: O romantismo no Brasil encontrou no "mito do bom selvagem" uma maneira de enaltecer a cultura nacional. A produção com temática indígena ficou conhecida como "romance indianista".

Como foram descritos os povos indígenas durante a colonização?

No momento da Descoberta do Brasil, os povos nativos eram compostos por tribos seminômades que subsistiam da caça, pesca, coleta e da agricultura itinerante, desenvolvendo culturas diferenciadas.

Como você vê a situação dos indígenas no Brasil?

Vivendo em aldeias somam 503.

Pode-se dizer que o indianismo na literatura romântica brasileira?

denota tendência para particularizar os grandes temas, as grandes atitudes de que se nutria a literatura ocidental, inserindo-as na realidade local, tratando-as como próprias de uma tradição brasileira." FONTE: Antonio Candido, Formação da Literatura Brasileira.

Quais expressões permitem associar o texto ao indianismo?

No indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo.