crossorigin="anonymous">
Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas. Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos.
O filo Cnidaria representa animais de corpo bastante simples e que vivem em sua grande maioria em ambiente marinho. ... Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca.
Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Existem mais de 11.
A estrutura corporal dos cnidários apresenta duas variações: o pólipo e a medusa. Alguns cnidários passam toda a sua vida como apenas uma forma, ou seja, sendo pólipo ou medusa. ... Medusa: forma de vida que se move ativamente. As medusas apresentam formato de sino e boca voltada para baixo bem como seus tentáculos.
As formas básicas dos cnidários são: Pólipo que é a forma fixa, parecido com uma planta. E medusa que é a forma móvel semelhante a uma água viva. É chamada de Pólipo, como exemplo temos os corais e as anêmonas do mar!
Hydrozoa. Anthozoa. Quais características abaixo faz parte apenas do corpo medusóide dos Cnidarios? Tentáculos e Umbrela.
Eles não possuem Sistema Nervoso. Por rede difusa de células nervosas na parede do corpo. Eles não possuem Sistema Nervoso Central, então não possuem células nervosas em seu corpo. Tecido de percepção, que se localiza nas pontas dos tentáculos.
Na escala evolutiva animal, o grupo acreditado como o primeiro a possuir um sistema nervoso é o filo dos Cnidários (corais, anêmonas, hidras e medusas).
Os cnidários ou celenterados são animais exclusivamente aquáticos, em sua grande maioria, marinhos. Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e natantes. ... Podem formar colônias como é o caso das caravelas e dos corais.
Os pólipos são muito mais diversos que as medusas, em grande medida por sua capacidade de reprodução assexuada e a formação de colônias. ... Estes podem viver solitários como o caso de algumas anêmonas ou formar colônias, como por exemplo, os corais (colônias sésseis) e as caravelas (colônias flutuantes).
Pólipo e medusa são as formas de vida fixa e móvel dos cnidários, sendo essa mobilidade a principal diferença entre eles. Ou seja: Medusas: livres nadantes com aspecto de guarda-chuva aberto, com boca voltada para baixo. Pólipos: animais sésseis, com aspecto cilíndrico e boca na região superior.
Scyphozoa
Também conhecida como medusa, essa criatura possui células chamadas cnidócitos, dotadas de filamentos que injetam toxinas na pele de suas vítimas, produzindo a sensação de queimadura.
A água-viva é um animal marinho, invertebrado pertencente ao grupo dos cnidários. As águas-vivas apresentam uma camada de epiderme (externa) e uma camada de gastroderme (interna), separadas por uma espessa camada gelatinosa chamada mesogleia. São, portanto, animais diblásticos.