Tipos de matérias-primas
A diferença é simples e um pouco óbvia, matéria-prima natural é quando ela está na sua fase inicial e não sofreu nenhuma alteração. Neste caso considera-se geralmente os produtos que são encontrados na natureza, como os grãos, os minerais, a madeira, folhas e vegetação, sementes, água, entre outros.
A cana-de-açúcar, por exemplo, é transformada nos engenhos, enquanto que o algodão é transformado nas oficinas de costura (ou nas indústrias têxteis), e uma mesma matéria-prima (como o milho) pode ser transformada em uma fábrica em ração e em uma usina em biocombustível.
Nos minérios, que são extraídos do solo, encontramos o ouro, diamante e muitos outros. Já os de origem vegetal, que são extraídos das plantas, encontramos o látex, por exemplo, que é usado para fazer a borracha. E os de origem agrícola, neles podemos encontrar as lavouras de milho, café, algodão, soja e muitos outros.
Portanto, matérias-primas são os materiais retirados da natureza ou produzidos no meio rural para serem transformados em mercadorias. ... Em vários casos, a matéria-prima em si pode ser diretamente utilizada pelo consumidor, como os vegetais e as frutas, pois não precisa ser transformada industrialmente.
Resposta. Resposta: A matéria-prima utilizada na fabricação de um produto é de grande importância. ... Algumas substâncias utilizadas como matérias-primas são obtidas da natureza por meio de processos físicos (entre eles liquefação fracionada e a destilação), como por exemplo, o gás oxigênio e nitrogênio.
São aqueles que derivam de outra palavra podendo assim tirar de palavras outras palavras. Exemplo de uso da palavra Derivado: .
Exemplos de produtos processados com laticínios, derivados e ingredientes substitutos:
Os produtos lácteos, também conhecidos como laticínios, são os derivados do leite que fazem parte do cotidiano alimentar da maioria das pessoas. Há os lácteos com fermentação, a exemplo do queijo, iogurte e probióticos, e os sem fermentação, como o próprio leite, manteiga, margarina e sorvetes.
O leite é a base de numerosos laticínios, como a manteiga, o queijo, o iogurte, entre outros. É muito frequente o uso de derivados do leite nas indústrias alimentícias, químicas e farmacêuticas, em produtos como o leite condensado, leite em pó, soro de leite, caseína ou lactose.