O seno, o cosseno e a tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. Seno, cosseno e tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. São chamados de relações trigonométricas ou razões trigonométricas.
A primeira relação fundamental da Trigonometria garante que a soma entre o quadrado do seno de um arco e o quadrado do cosseno desse mesmo arco é igual a 1.
Por exemplo, se num triângulo você observa que tem os valores do cateto oposto e da hipotenusa então usará seno. Lembrando que para identificar onde estão os: cateto oposto ao ângulo, cateto adjacente ao ângulo e a hipotenusa dependerá da localização do ângulo.
O seno é uma função trigonométrica periódica limitada obtida através da razão entre o cateto oposto e a hipotenusa no triângulo retângulo.
Tabela Trigonométrica (Ângulos em graus)
A linha referente à tangente é obtida pela divisão dos valores de seno por cosseno. Caso os ângulos sejam diferentes de 30º, 45º ou 60º, pode-se utilizar a tabela seguinte, que aproxima os valores de seno, cosseno e tangente de cada ângulo agudo. Exemplo: Calcule o valor de x no triângulo abaixo.
Tabelas trigonométricas
Tabela Trigonométrica (Ângulos em graus)
O estudo da Trigonometria é fundamentado nas relações existentes entre ângulos e medidas. Em relação ao triângulo retângulo, essas relações são constantemente trabalhadas, e alguns ângulos são usados com maior frequência. Eles recebem o nome de ângulos notáveis, e seus valores correspondem a 30º, 45º e 60º.