O adjetivo simples é formado por somente um radical ou palavra. É a classe de palavras que expressa qualidade, aparência, propriedade ou modifica os substantivos.
O adjetivo é uma classe de palavras variável, pode flexionar-se em relação ao gênero (biforme ou uniforme), ao número (singular e plural) e ao grau (comparativo e superlativo). Sua principal função é acompanhar o substantivo, dando-lhe características ou apresentando algo que o particularize.
Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado. Exemplos: limpo, claro, verde, alegre, chato, invejoso, bonito, usado, problemático,…
Seu papel é indicar que determinada característica é mais intensa em um dos seres ou eventos da oração. Normalmente, a frase é estruturada pela presença da expressão mais, seguida do adjetivo e da construção que/do que.
Assim, podemos concluir que o adjetivo desempenha a função sintática de adjunto adnominal ou de predicativo de acordo com a relação estalecida com o substantivo. ... 1) Quando o adjetivo comporta-se como adjunto adnominal, ele é um termo acessório da oração: Não pare agora...
Sua principal função é estabelecer entre palavras e orações relações de sentido e de dependência, portanto, uma relação de subordinação. Apesar de não desempenharem função sintática, as preposições são importantes para a construção do texto, pois atuam como conectivos, elementos indispensáveis para a coesão textual.
Morfossintaxe é o estudo da relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática na oração. ... Quando analisamos uma oração, considerando a relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática, estamos fazendo uma análise morfossintática.
Equivale a “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”. Introduz orações adjetivas e tem função se sujeito, objeto, predicativo, complemento, aposto, etc Ex: O caminho que seguimos era o mais distante.
⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) ... ⇒ Pronome adjetivo: determina um substantivo. Nesse caso, exerce a função sintática de adjunto adnominal.
A Morfologia é o estudo a respeito da estrutura, formação e classificação das palavras. Estudar Morfologia significa estudar, isoladamente, as classes das palavras; diferentemente da Sintaxe, que trata do estudo das funções das palavras na oração.
Sabe se que: O "porque" é uma conjunção causal; O "porquê" é um substantivo; E o "por que" um advérbio interrogativo de causa.
Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
Para fazer uma análise morfológica, é preciso conhecer as classes gramaticais, como falamos, mas também é necessário analisar a palavra no contexto, já que algumas formas podem funcionar como pronome ou advérbio — muito, por exemplo — ou como substantivo ou verbo — jantar.
Morfologia é a parte da gramática que estuda as palavras de acordo com a classe gramatical a que ela pertence. Quando nos referimos às classes gramaticais, logo sabemos que se refere à dez classes, que são: substantivos, artigos, pronomes, verbos, adjetivos, conjunções, interjeições, preposições, advérbios e numerais.
Em ciências biológicas, MORFOLOGIA é a ciência que se dedica ao estudo da forma e da estrutura dos organismos. ... Atua em complemento à fisiologia, que se ocupa principalmente das funções dos organismos. A origem da palavra remete ao termo grego morphé, que significa “forma”.
Adjetivos, pronomes e numerais (morfologia), desde que estejam junto do substantivo (em um mesmo sintagma), são sempre adjuntos adnominais (sintaxe). Todo advérbio (morfologia) é um adjunto adverbial (sintaxe). Preposições, conjunções e interjeições (morfologia) não possuem classificação sintática.