EQST

O Que Avaliaço Geritrica Ampla?

O que é avaliação geriátrica ampla?

AVALIAÇÃO GERIÁTRICA AMPLA Muitas condições peculiares nessa faixa etária, como as demências e as quedas, passam despercebidas ou são mal dimensionadas pela avaliação clínica padrão. O processo diagnóstico e, por vezes de direcionamento terapêutico do idoso é conhecido como “Avaliação Geriátrica Ampla” (AGA).

Qual a diferença da avaliação geriátrica ampla da Avaliação Básica?

Código TUSS - 2.

Quais os principais testes para avaliar a capacidade funcional de um idoso?

A capacidade funcional foi avaliada por meio da escala Performance Status do Eastern Cooperative Oncology Group (PS-ECOG) e as atividades básicas de vida diárias, utilizando a escala de Katz (ABVD) e a escala de Lawton e Brody (AIVD).

Como classificar a funcionalidade de um idoso?

Quanto à classificação da funcionalidade pela CIF, a maioria foi classificada com códigos que indicam nenhuma dificuldade. Conclusão: A maior parcela dos idosos estudados apresenta-se ativa e participativa, ou seja, é capaz de desempenhar uma tarefa diária, o que talvez represente um envelhecimento com poucas perdas.

O que avalia o índice de Barthel?

O Índice de Barthel pertence ao campo de avaliação das atividades da vida diária (AVDs) e mede a independência funcional no cuidado pessoal, mobilidade, locomoção e eliminações.

O que são atividades de vida diária AVDs?

Atividades da vida diária (AVD) são tarefas básicas de autocuidado, parecidas com as habilidades que aprendemos na infância. Elas incluem: Alimentar-se. Ir ao banheiro.

O que significa ABVDs?

Entre esses verbetes, selecionamos as ABVD's (Atividades Básicas da Vida Diária) e as AIVD's (Atividades Instrumentais da Vida Diária), que compõem as AVD's (Atividades da Vida Diária.

O que é atividade instrumental?

As Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD) compreendem as atividades que dão suporte as atividades de vida diária em casa ou na comunidade e que, frequentemente, exigem interações mais complexas que as ABVDs.