crossorigin="anonymous">
As Regras do Método Sociológico
Os métodos de análise sociológica da realidade social foram desenvolvidos por Durkheim em sua obra “As Regras do Método Sociológico”. Apesar de ter se passado bastante tempo desde a escrita da sua obra, alguns pressupostos ainda prevalecem, por serem fundamentos metodológicos do estudo da sociedade.
Na obra As regras do método sociológico, Durkheim definiu o objeto de estudo da sociologia como os fatos sociais. ... O fato social seria determinado pela coerção social, fazendo os indivíduos se conformarem com as regras impostas pela sociedade, independente de sua vontade.
Para ele o sistema sociológico é baseado em quatro princípios fundamentais, são eles: 1) A sociologia é uma ciência que não depende das outras ciências humanas e sociais. 2) Os fenômenos sociais são os formadores da realidade social. 3) Nos fenômenos sociais também estão as causas dos fatos sociais.
Lacroix (idem, p. 256) afirma assim que o "objeto político" da sociologia durkheimiana é a função social do Estado na sociedade. Mas seu fundamento não poderia ser a força física, como em Weber. Os laços que poderiam unir os homens deveriam ser morais, coletivos e legitimados democraticamente.