A tireoglobulina é sintitetizada no retículo endoplásmico rugoso na porção basal da célula, passa pelo complexo de Golgi e é secretada para o interior do colóide folicular, que é uma coleção extracelular. ... A digestão da tireoglobulina libera os hormônios T3 e T4, que passam ao sangue. Os aminoácidos são reciclados.
As células parafoliculares são células pálidas encontradas em pequeno número na tireóide, situadas na lâmina basal entre as estruturas foliculares da tireóide, isoladas ou em pequenos grupos, sem contato direto com o lúmen folicular.
A organificação do iodo à molécula de Tg de- pende da oxidação prévia do iodeto catalisada pela TPO na presença de peróxido de hidrogênio (figura 1). hormonogênicos - e a proteína é clivada após endoci- tose, permitindo a liberação dos hormônios tireóideos formados (1,3,24).
A tireoide usa o iodo para produzir os hormônios T3 e T4. Se a substância está em excesso, o órgão sofre um processo de inflamação. O sistema imunológico manda anticorpos para a região, que acabam atacando a própria glândula. Se o iodo escasseia, a tireoide não tem matéria-prima para fabricar a dupla hormonal.
O iodo é um elemento indispensável ao funcionamento do organismo de mamíferos. Esse mineral participa na formação de dois hormônios da glândula tireóide (tiroxina e triiodotiroxina).
A solução de Lugol é composta por Iodo Inorgânico e Iodeto de Potássio. É uma suplementação segura e eficaz para a reposição de iodo no organismo.
Resposta. Portanto a 100°C o iodo é sólido e a 200°C o iodo é líquido.