Operárias e zangões Elas limpam os alvéolos da colmeia e as abelhas recém-nascidas, coletam néctar e pólen das flores, cuidam da alimentação das larvas, produzem cera para produção dos favos, elaboram o mel através da desidratação do néctar, produzem a geleia real, defendem a colmeia dos inimigos.
O Zangão não tem pai porque eles conseguem desenvolver a partir do desenvolvimento de um óvulo não fecundado, sendo portanto haplóide.
Em Apis mellifera, a abelha europeia, a expectativa de vida depende da classe. Nas operárias, cerca de 40 dias no verão a 150 dias no inverno. Nos zangões, cerca de 50 dias. Na rainha de 2 até 5 anos.
A abelha rainha e a abelha operária provém de ovos iguais. A diferença entre elas se dá pela alimentação. A alimentação da abelha rainha é maior que a alimentação da abelha operária. A rainha recebe muito mais geléia real na primeira alimentação e durante toda a sua vida somente se alimenta de geleia real.
Em consequência da dieta diferenciada, a rainha se desenvolve em um adulto sexualmente maduro, ao contrário das operárias. As abelhas-rainhas desenvolvem-se em células especiais, mais largas que as convencionais e construídas na vertical.
Uma das características usadas para diferenciá-las é o tamanho corporal, principalmente do abdômen: a rainha possui um abdômen bem maior que o das operárias. Nas abelhas melíferas, uma rainha é produzida a partir de uma larva jovem de até 3 dias de vida em uma célula de cria chamada realeira.
Como Utilizar: Mantenha a caneta com a tampa fechada e agite por alguns segundos para que a tinta fique homogênea. Pressione a ponta da caneta sobre uma superfície dura e lisa até a tinta preencher a ponta da caneta e aplique a caneta sobre a Rainha.
Preço de venda: Abelha rainha virgem, acondicionada em gaiola de transporte: R$ 25,00.