Antes de mais nada, vale esclarecer o principal mito, que diz respeito à cor da casca. Enquanto alguns acreditam que ela indica se o ovo é caipira ou não, a cor da casca é determinada apenas pela genética das galinhas: ovos vermelhos são colocados por galinhas vermelhas e ovos brancos por galinhas brancas.
Quando você prepara um ovo na frigideira pela manhã, certamente a gema amarela é a que parece mais comum e nutritiva. No entanto, segundo informações do site Distractify, as gemas dos ovos de galinhas mais saudáveis têm uma coloração mais alaranjada.
Um dos alimentos que eu mais indico nas dietas é o ovo, um superalimento rico em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas. O ovo de granja possui uma concentração de betacaroteno pelo menos cinco vezes menor do que no ovo caipira. ...
Enganam-se! Há muitos ovos marrons que são produzidos por galinhas de granja. A cor está relacionada meramente à raça da galinha, não à sua criação. Os ovos caipiras, na verdade, são um pouco menores, têm a casca mais grossa e uma gema mais escura, em comum é um alaranjado forte.
A produção dos ovos vermelhos é bem mais cara do que dos ovos brancos. Isso se dá devido ao fato de que a cor do ovo está relacionada a raça e ao tratamento da galinha que o põe. As galinhas marrons, além de serem maiores do que as brancas, possuem necessidade diária de receber mais calorias.
O único fator que interfere na cor é a genética da galinha: se ela possui penas brancas botará ovos brancos. Se tem penas vermelhas botará ovos marrons, e por esse motivo, algumas pessoas chamam esse tipo de “ovo vermelho”, apesar da cor amarronzada.
A coloração da casca, que pode ser branca, marrom, vermelha, verde e até mesmo em tons de azul, está relacionada com a raça da galinha. As galinhas mediterrâneas, como a Leghorn, botam ovos brancos; já as galinhas americanas e asiáticas, como a New Hampshire, botam ovos em tons de marrom.
A maioria dos ovos é branca porque a maioria das granjas usa galinhas de legorne para botar ovos. ... Porque as legornes botam mais ovos, ovos maiores, por um período mais longo e tendem a ser mais saudáveis do que muitas outras raças de galinhas.
A diferença entre um ovo de coloração branca e um ovo de coloração amarela é a raça da galinha. Geralmente, as galinhas que põem ovos amarelos são maiores e comem mais, já as galinhas que põem ovos brancos são menores e comem menos. Isso porque a composição do ovo varia de acordo com a alimentação da galinha.
Em princípio, a distinção entre os ovos é, claro, as cores de suas cascas. Essa diversidade se deve à coloração da raça das galinhas. Ou seja, galinhas de penas brancas são as que botam os ovos brancos. Já as de penas vermelhas botam ovos marrom.
Como os ovos são criados dentro da galinha? A presença de luz gera na galinha a segregação dos hormônios que produzem a liberação do folículo. Isso quer dizer que seu organismo está preparado para agir antes do estímulo solar. A maturação do folículo no ovo começa a partir da gema.
- Primeiro, misture os ingredientes “menores” (calcário calcítico, sal mineral e as vitaminas e minerais) em um recipiente higienizado, até obter uma mistura homogênea; - Depois, adicione os ingredientes “maiores” (farelo de soja e o milho ou farelo de milho), até que se obtenha uma mistura de aparência uniforme.
Receita para cada fase de desenvolvimento da ave: