11 Frutas do Cerrado que Todo Brasileiro Deveria Conhecer
A lobeira (Solanum lycocarpum) também conhecida como fruto do lobo ocorre no cerrado, cerradão e campo sujo, sendo seus frutos produzidos de julho a janeiro. Os frutos da lobeira são comestíveis e reputados como medicinais.
Os frutos são utilizados para doces e geléias. É empregada ainda contra espasmos, como um diurético e calmante. Além disso, o amido de seus frutos é usado contra a diabetes e o suco, em uso externo, serve para eliminar verrugas. Até o chá de suas flores é indicado contra hemorróidas.
Popularmente os frutos da lobeira são utilizados por apresentarem efeitos, calmante, sedativo, antiepilético, antiespasmódico, e antiinflamatório . Entretanto, a principal utilização popular é para o tratamento do Diabetes Mellitus e da obesidade, reduzindo os níveis de colesterol.
Segundo a nutróloga Sylvana Braga, a fruta possui propriedades calmantes, diuréticas e atiespasmódicas, auxiliando nas cólicas abdominais, renais e na excitação nervosa. - Seu principal uso medicinal é no tratamento da diabetes.
Utilização da Lobeira Os frutos maduros, que possuem sabor levemente azedo, podem ser consumidos “in natura” e na preparação de doces e geleias. Eles podem ser misturados a outras frutas e empregados no preparo de doces que levam pêssegos ou marmelos.
-Pó:
Como plantar: Colocar as sementes para germinar, logo que colhidas em canteiros a pleno sol contendo substrato arenoso. E seguida cori-las com uma fina camada do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia.
Retirar casca e sementes dos frutos, ferver a polpa num pouco de água, bater a polpa fervida no liquidificador, adicionar ½ Kg de açúcar para cada quilo de polpa, colocar algumas cascas e gotas de limão, ferver novamente. Nota: o ponto de geléia ocorre em 20 a 30 minutos. A geleia é de sabor um pouco azedo.
As árvores de estrato lenhoso que compõem o Cerrado costumam apresentar troncos grossos e tortuosos. Suas raízes podem atingir até 15 metros de profundidade, garantindo que a vegetação encontre água e consiga manter-se independentemente do período de seca.
A vegetação do cerrado é influenciada pelas características do solo e do clima, bem como pela freqüência de incêndios. ... O excesso de alumínio provoca uma alta acidez no solo, o que diminui a disponibilidade de nutrientes e o torna tóxico para plantas não adaptadas.
São descritos onze tipos fitofisionômicos gerais, enquadrados em formações florestais (Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e Cerradão), savânicas (Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral eVereda) ecampestres (Campo Sujo-Campo Rupestre eCampo Limpo), muitos dos quais apresentam subtipos.