"No periélio, o Sol está a aproximadamente 147 milhões de quilômetros da Terra; no afélio está a uns 152 milhões de quilômetros do Sol." A distância varia porque a órbita da Terra ao redor do Sol não é uma circunferência perfeita, nosso planeta descreve uma trajetória elíptica.
Resposta. Resposta: Explicação: As consequências do movimento de rotação são a sucessão dos dias e das noites, a variação da obliquidade dos raios solares, num mesmo lugar, ao longo do dia, o movimento aparente do Sol durante o dia e das estrelas durante a noite.
O movimento de translação e rotação interferem na sociedade humana diretamente porque determinam o dia, a noite e as quatro estações, algo que muda os hábitos de todos os seres humanos e também interfere na produção agrícola.
Resposta. Quando a Terra executa os movimentos de rotação e translação, há um momento em que uma determinada parte da Terra esta voltada para o Sol, e um momento em que esta mas distante, por isso fica escuro. ... Por esse motivo estes movimentos interferem nas condições clímaticas.
Uma das consequências do movimento de translação é a sucessão dos anos. Uma volta completa da Terra em torno do Sol corresponde ao chamado “ano civil”, que por convenção apresenta 365 dias e 366 a cada quatro anos, visto que o tempo real do movimento de translação é de aproximadamente 365 dias e 6 horas.
Se a Terra parasse de girar de repente, tudo o que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente daqui: pessoas, árvores, animais, cidades, oceanos e até mesmo o ar da atmosfera. Tudo o que se encontra na superfície terrestre sairia voando!
Caso o tempo parasse, a luz e o som também parariam, resultando em uma pessoa “cega e surda” durante este período de congelamento. ... “Fótons viajando na velocidade da luz obtêm suas próprias regras especiais. Eles não experimentam nenhum tempo ou distância tanto quanto sabem, apenas são emitidos e absorvidos”.
“É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera”, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.
O que faz a Terra existir no formato e na maneira que a conhecemos é, justamente, a gravidade. Sem essa força, nosso planeta simplesmente iria se esfarelar.
Mas como seria a aparência da Terra se todos os oceanos fossem drenados repentinamente? Para mostrar isso, a Nasa criou uma animação que retira a água lentamente. À medida que os oceanos perdem água, os primeiros pedaços de terra oculta que aparecem são as prateleiras continentais.
Então, com o tempo, (limitadíssimos) recursos acabariam terminando e os humanos também morreriam, e as únicas criaturas que sobrariam na Terra seriam pequenas colônias de bactérias quimiossintéticas vivendo escondidas nas imediações de fontes termais subterrâneas.
A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura externa, há também a interna que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.
O que aconteceria com a Terra se seu eixo de rotação não fosse inclinado? ... Se o eixo de rotação fosse igual ao de translação, os dois hemisférios receberiam a mesma quantidade de sol durante todo o ano e as estações deixariam de existir.