A civilização núbia surgiu por volta de 4.
A partir do Reino Médio (2055-1665 a. C.), porém, eles iniciaram uma política expansionista. Nessa época, os faraós egípcios erigiram uma série de fortalezas na Baixa Núbia – região norte do Sudão – com o intuito de garantir seu poderio militar e, sobretudo, a exploração de ouro.
A história da Núbia ainda é pouco conhecida, pois os sítios arqueológicos da região quase não foram escavados. Além disso, a escrita meroíta, desenvolvida na Núbia, não foi decifrada por completo. ... Inicialmente, as plantas mais cultivadas pelos núbios foram o trigo, a cevada e o sorgo.
Núbia é um nome egípcio, que chegou à língua portuguesa através do nome em latim Nubae. Tem como étimo a palavra nub, que literalmente significa “ouro”. Trata-se de um bonito nome feminino que carrega consigo a simbologia do ouro, o metal perfeito. Assim, reflete atributos de perfeição e brilho.
- Também acreditavam na vida após a morte. Enterravam os mortos (reis e sacerdotes, principalmente) em tumbas em forma de pirâmides. - Os cuchitas receberam forte influência política, principalmente através da dominação militar, dos egípcios. Mesmo assim, desenvolveram uma rica cultura própria.
A religiosidade tinha importância para os egípcios até após a morte, pois eles acreditavam na imortalidade. Por esses motivos cultuavam os mortos e praticavam a mumificação (a conservação dos corpos). ... Os principais deuses egípcios eram: Rá, o deus Sol, unido ao deus Amon, formando Amon-Rá, era o principal deus.
As mulheres ocupavam posiçoes importantes no reino de kush a mae do rei, por exemplo recebia o titulo de senhora de kush ou candace. Quando seu filho se casava ela adotava a esposa do filho como sua filha assim influenciava o governo tanto por meio do filho como da nora.
Resposta. Porque os cuxitas escolhiam seu rei de um modo peculiar. Inicialmente, os líderes das comunidades votavam nos candidatos que consideravam mais preparados para o cargo de rei. Em seguida, lançavam sementes ao chão para perguntar ao deus da cidade qual dos eleitos devia ser o escolhido.
Resposta. Resposta: A influência do Egito sobre os Cuxitas pode ser verificada,entre outros fatores, pela manutenção de algumas tradições dos faraós que permaneceram entre os governantes de Meroé. Por exemplo, como 220 pirâmides em Meroé.
Resposta: Sobre o reino de Kush temos que ele fica localizado entre a segunda e a sexta catarata,e distingue dos demais reinos antigos por duas importantes características: o modo como o rei era eleito e o papel da mulher na política.
O reino de Kush era muito rico. Além de possuir minas de ouro e terras cultiváveis, ficava em uma ótima localização para realizar comércio com outros povos. Os cuchitas transportavam mercadorias pelo rio Nilo e também por estradas que levavam ao mar Vermelho.
As conquistas e expansões militares juntamente com a cobrança de impostos de povos derrotados são duas características do Reino de Axum, também conhecido como Império de Axum. O Reino de Axum localizava-se na região onde atualmente é a Etiópia, estando próximo do Rio Nilo e também do mar Vermelho.
- A economia do Reino de Cuxe era muito dinâmica e diversificada. Viviam da agricultura (às margens do rio Nilo) e do comércio. O comércio marítimo, praticado nas águas do Mar Vermelho, também teve grande destaque. - O artesanato também era muito desenvolvido.
Inicialmente, os núbios viviam como nômades, dedicando-se à caça, pesca e coleta de alimentos. Assim como os egípcios, eles desenvolveram ao longo do tempo técnicas para represar e canalizar as águas do Rio Nilo. Ao utilizarem esses recursos, tornaram-se sedentários.
No tempo em que a capital foi Napata uma das principais atividades ecomica dos cuxistas era a pecuária, eles criavam cabritos, cabras, cavalos e burros (usados para o transporte de produtos). Sua riqueza era compreedida através do tamanho de seu rebanho.
Resposta: A Escolha do Rei no Reino de Kush. Os cuxistas escolhiam seu rei de um jeito próprio,os lideres das comunidade escolhiam os candidatos que achavam mais preparados para o cargo de rei. Em seguida jogavam sementes no chão para perguntar ao deus da região ”qual dos eleitos deveria ser escolhido”.
Resposta: os cuxitas escolhiam seu rei de um jeito próprio, os líderes das comunidades escolhiam os candidatos que achavam mais preparados para o cargo de rei.
Resposta. Explicação: A escolha era feita por líderes, que escolhiam os que achavam mais preparado e propício ao cargo. Para determinar qual seria o escolhido entre os participantes, era jogando sementes ao chão para que "Deus" decidisse. As sementes formavam um desenho, que era considerada a resposta do Deus.
olução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelo artesãos. O dono da fábrica conseguiu, dessa forma, aumentar sua margem de lucro, pois a produção acontecia com mais rapidez.
As principais atividades econômicas cuxitas eram a pecuária quando a capital era Napata. Com a mudança para Meroé a agricultura se expandiu. Havia também a mineração, o artesanato e o comércio.
f) Qual é a conexão entre Kush e Egito – comércio, exército e costumes? O reino foi um parceiro comercial e um rival militar do Egito - mesmo governou o Egito como a 25ª dinastia - e adotou muitos dos costumes do vizinho.
Os cuxitas eram o povo que vivia em Cuxe, um antigo reino Africano.
A religião dos Cuxitas (povo que foi vizinho dos egípcios) era a religião egípcia antiga, baseada na adoração de muitos deuses (politeísmo) que representavam as forças da natureza (panteísmo) e que assumiam formas animais (zoomorfismo).
Napata, a nova capital cuxita A nova capital do Reino de Cuxe foi estabelecida na cidade de Napata. A partir de 730 a.C., exércitos núbios avançaram sobre o Egito, e a partir de então dominaram o território por quase cem anos. De 715 a.C. a 663 a.C., os faraós egípcios eram núbios.
Baixar 7.
6. Cultura • Arquitetura: pirâmides e palácios. Artesanato: joalheria em ouro, prata, pedras preciosas e semipreciosas; peças de cerâmica. Escrita meroíta: alfabeto composto de 23 caracteres.
Houve influencia no artesanato , na escultura , na arquitetura , na religiao , nas tecnica militares e na escrita. No artesanato faziam esculturas de ouro , marfim e ébano. Na arquitetura havia as construcoes de piramides, na religiao também eram politeístas.