Região possui economia forte na agricultura e pecuária Dentro da agropecuária, tem-se uma forte presença da produção de soja, do trigo, do tabaco, do algodão, da cana de açúcar, da laranja, da uva, do café e da erva mate na economia da Região Sul.
A economia da Região Sul do Brasil é distribuída nos setores de agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços. A região é responsável por 16,2% do PIB (Produto Interno Bruto Nacional), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na região estão inseridos diferentes tipos de indústrias, no entanto, as atividades que mais predominam é a produção têxtil e alimentícia, essas utilizam como matéria-prima a produção agropecuária desenvolvida na região. ... Essa junção entre produção agropecuária e industrial é denominada de agroindústria.
Naquela área onde anteriormente a floresta tropical do planalto ocupava, as monoculturas comerciais predominantes são as de algodão, cana-de-açúcar e, principalmente, soja, laranja e café.
Resposta. soja, cafe, leite, milho, tigro, maçãs.
Principais Atividades Econômicas: agricultura, indústria, serviços e pecuária.
A economia do Rio Grande do Sul é marcada pela variedade de produtos e serviços. ... A agricultura gaúcha tem uma forte presença da soja, cultura que ganha força a partir da década de 70 no estado, e do arroz, plantado principalmente nas áreas alagadiças do sul e sudeste do estado.
Em termos nacionais, o RS destaca-se na produção de uma série de produtos agropecuários. Na agricultura, esse é o caso das culturas do arroz, da maçã, do fumo, da uva, do trigo e da soja.
Principais produtos exportados pelo Rio Grande Soja, mesmo triturada. Tortas e outros resíduos sólidos. Óleos de petróleo ou de minerais betuminosos. Lenha em qualquer estado, madeira em estilhas.
Principais produtos exportados pelo Brasil
Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina – encontramos-nos na segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, existem produtores de aipim, banana, coco, goiaba e manga. O gado leiteiro da região produz cerca de 300 litros por dia. A ideia é capacitar o agricultor para agregar valor ao produto, como fabricação de queijo e manteiga.