A braçada, no nado crawl, caracteriza-se pelo movimento alternado dos braços. O ciclo completo da braçada tem quatro fases: entrada da mão na água até o apoio, puxada, empurrada e recuperação.
Se neste momento a criança for estimulada e motivada, ela passa pelas outras 4 fases do ensino da natação que são: Iniciação, aperfeiçoamento I, aperfeiçoamento II e Treinamento / Condicionamento, com uma ampla gama de habilidades, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e desafiador.
A adaptação ao meio aquático, inicia-se logo quando o aluno avista a piscina. A primeira fase de adaptação, é uma fase de descoberta, ou seja, uma aproximação ao novo meio. O aluno só entrará na piscina quando se sentir seguro, para isso tem que estudar o novo meio a que é proposto.
A adaptação ao meio aquático compreende a aquisição de habilidades aquáticas fundamentais, atitudes e aprendizagens, descendendo à aquisição de habilidades aquáticas mais avançadas, como as técnicas de nado e segurança no meio aquático.
→ ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO É o período de domínio do corpo no meio aquático ou seja, é o primeiro momento de familiarizar-se com o meio aquático, adquirindo confiança e domínio da água, após esta fase, o aluno irá aprender as técnicas dos nados.
O curso de Natação: Adaptação ao meio aquático levanta questões básicas sobre as 3 principais variáveis para poder aprender a nadar. São elas: Respiração, Flutuação e Propulsão.
Na corrida, normalmente, a respiração é feita da seguinte forma: inspira-se pelo nariz e expira-se pela boca. E é aí que está a confusão. Na natação o processo é inverso. Inspira-se pela boca e expira-se pelo nariz.
Nesse contexto, a importância da natação no desenvolvimento psicomotor, é poder melhorar capacidade física e habilidade das crianças nos anos iniciais, ajuda a desenvolver coordenação dos membros superiores e inferiores, agilidade, equilíbrio e lateralidade possibilitando melhora no desenvolvimento motor e no processo ...
A respiração tem na natação mais que em qualquer outra atividade física, uma importância primordial, pois intervém na flutuação do nadador.
Em síntese, aparentemente, serão habilidades aquáticas básicas a serem abordadas no decurso dos programas de adaptação ao meio aquático: (i) o equilíbrio, incluindo a flutuação e as rotações; (ii) a propulsão, onde se integram os saltos; (iii) a respiração e; (iv) as manipulações, que também abrangem os lançamentos e ...
A natação é uma excelente forma de exercício cardiovascular de baixo impacto. ... A natação também ajuda a desenvolver ossos e músculos fortes e promove flexibilidade e coordenação. De acordo com recente pesquisa da marca Speedo, a natação também pode ajudar a reduzir o estresse e aliviar a tensão.
Além do gasto energético que contribui para a perda de peso e a melhora significativa de doenças respiratórias, a natação modifica a musculatura proporcionando a famosa definição corporal. “Na natação, é comum que o atleta tenha ombros largos e braços fortes para poder desenvolver o nado de maneira rápida.
Contraindicações da natação A atividade física costuma ser recomendada para todos os tipos de pessoas, por isso não tem muitas contraindicações. No entanto, durante as crises de doenças como infecções pulmonares, rinites, sinusites, faringites é melhor evitar esportes aquáticos, entre eles a natação.
Perda calórica Cielo lembrou que o American College of Sports Medicine recomenda realizar pelo menos uma hora de intensidade moderada de exercício cinco vezes por semana para incentivar a perda de peso. Uma aula de natação queima, em média, 600 calorias por hora.
170 a 280 calorias