As principais atividades econômicas indígenas eram a caça, a pesca, um tipo específico de agricultura - a coivara - e o escambo.
Eles também nos presentearam com a rede, a canoa e a jangada, entre outros itens. Transformam argila em utensílios e deram origem a muitas palavras do nosso vocabulário, como pipoca, gambá e Sergipe, além de nos ensinar a como retirar da natureza as plantas, que foram transformadas em remédios.
Atualmente encontramos no território brasileiro 256 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes. Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.
Raízes como a mandioca são usadas para preparar a farinha, a tapioca e o beiju. Também pode ser citados utensílios de caça e pesca, como a arapuca e o puçá. Por fim, diversos outros utensílios foram deixados como herança, entre eles a cabaça, a gamela, as redes, canoas, jangadas e armadilhas de caça e pesca.
Peixes, frutos do mar e. carne de caça também são heranças dos índios. Isso sem falar das frutas (como cupuaçu, graviola, açaí, caju e buriti), milho, palmito, batata e inhame.
Flecha,vestuários de pénas,enfeites e brincos feitos com coroços de frutas e etc.
Elementos que herdamos dos povos indígenas:
Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer ...
O vocabulário da língua portuguesa está repleto de palavras indígenas, porque os portugueses encontraram aqui um novo mundo da fauna e da flora”, explica. Além dos nomes de plantas, animais e gastronomia, houve uma grande contribuição do tupi para os nomes de lugares no Brasil.
Dos povos europeus herdamos, principalmente, a nossa língua (falamos o português, uma língua europeia), as tradições cristãs e um modelo econômico baseado na propriedade privada e na hierarquização das relações sociais.
Muitos dos hábitos, costumes, alimentação e crenças da sociedade brasileira são herança direta dos povos indígenas, como, por exemplo: o hábito de andar descalço, o costume de dormir em rede, o hábito da pesca e caça, alimentação à base de mandioca, farinha, polvilho, beiju, além das crenças na eficácia das plantas ...
Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.
manifestações (artísticas, literárias, danças, ritos, etc) que formam um legado que determinado povo deixa para suas próximas gerações ou mesmo para outros povos. Um exemplo claro de herança cultural é a língua portuguesa que os colonizadores portugueses deixaram para os brasileiros.
A primeira contribuição dos povos indígenas teve início logo após a chegada dos portugueses às terras brasileiras. ... Mas não foi somente no aspecto biológico que os índios contribuíram para a formação do povo brasileiro como o senso comum faz crer, mas principalmente do ponto de vista cultural e religioso.