Receba a hóstia.
Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Dentro das vossas chagas, escondei-me.
Desta forma, todo adulto batizado que não esteja impedido por lei, pode aproximar-se da Sagrada Comunhão, mesmo sem ter participado da tradicional “Primeira Eucaristia”, sendo ela simplesmente a primeira vez que ele comungar.
A Transubstanciação ocorre durante a Santa Missa quando o sacerdote ministerial (Padre, Bispo) realiza o Sacrifício Eucarístico fazendo as vezes de Cristo (in persona Christi), repetindo as palavras ditas por Jesus na última ceia: Isto é o Meu Corpo... Este é o cálice de Meu Sangue…
De fato, o padre na missa, no rito da Fração do Pão, faz como Jesus fez na última ceia. Ele parte o pão consagrado. ... Um pedaço do pão é colocado no cálice em que está o vinho consagrado, o sangue de Jesus. Isto é para significar a unidade do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus na obra da salvação.
Somente ao Sacerdote, Jesus Cristo deu autoridade e poder de consagrar a Hóstia e distribuí-la aos cristãos. Concílio Infalível de Trento ensina: ... E o Concílio de Trento (1545-1565) diz: “O fato de só os padres darem a Santa Comunhão com suas mãos consagradas é uma Tradição Apostólica”.
Na prática, o diácono não substitui inteiramente o padre. Numa paróquia, somente o sacerdote pode consagrar a hóstia, ouvir confissões e administrar o sacramento da unção dos enfermos (conhecido antigamente como extrema unção). Mas o diácono é capaz de assumir responsabilidades antes concentradas na figura do padre.
substantivo masculino Pessoa muito religiosa, que vai frequentemente à igreja, que assiste muitas missas, e comunga várias vezes; carola, beato, papa-missas, papa-santos. Etimologia (origem da palavra papa-hóstia). Palavra de origem vocativa.
Neste caso, nos referimos ao momento em que o padre na Santa missa consagra o pão e vinho, o qual acontece a transubstanciação, ou seja, a substância do pão se transforma na substância do Corpo de Cristo, e e sustância do vinho se transforma na substância do Sangue de Cristo.
JHS é uma sigla cristã, que representa as iniciais de Jesus Salvador dos Homens, é um dos símbolos da Igreja Católica. Aparece em relevo nas hóstias que o padre consagra e oferece aos fiéis nas missas. O monograna com as iniciais "JSH", é a representação de Jesus para os cristãos.
A fabricação artesanal é realizada principalmente por religiosos em geral em mosteiros, onde o corte pode ser feito com tesoura, uma a uma.
A eucaristia é um dos sete sacramentos, que é quando as pessoas recebem a hóstia, o símbolo do corpo de Cristo em cada um que faz a comunhão. ... O significado da eucaristia é receber a hóstia como o corpo de Cristo que ele ofereceu na cruz, e o vinho é seu sangue derramado para remissão da humanidade.
Simbolismo na igreja A hóstia representa o corpo de Jesus Cristo vivo entre nós. Por isso o momento de sua consagração é tão importante para os fiéis. Após ser consagrada, não é um simples pedaço de pão/biscoito que está ali, é a representação do próprio Cristo Jesus que se permite ser visto a olhos nus.
Pode-se até mastigar a Hóstia, como se mastigam os alimentos, pois afinal é alimento espiritual. Embora isto quase nunca seja necessário. ... Devemos, pois, manter a Sagrada Hóstia na boca apenas o tempo suficiente para que se umedeça e possamos ingerir.
Presbitério é o espaço que num templo ou catedral católicos, precede o altar-mor. Estava, até ao Concílio Vaticano II, reservado ao clero e pode ficar separado da nave central por grades, escadas ou varandim. Costuma ser o lugar destinado ao coro, embora não necessariamente.
Para a celebração deste rito, é utilizado o chamado pão ázimo que é feito artesanalmente com ou sem auxílio de máquinas. Esse processo de fabricação é feito por religiosos em mosteiros na maioria dos casos, sendo que o corte circular e feito uma um por tesoura de forma extremamente manual.
A ideia surgiu do pedido de uma mãe aflita. O símbolo da eucaristia passou a ser trazido diretamente de uma cidade perto de Roma, na Itália. Para os católicos, a hóstia representa o corpo de Jesus Cristo e todo seu sacrifício.
O ostensório é uma peça utilizada no rito católico cujo nome deriva da função de exibir a hóstia sagrada (em latim, ostendere). Os materiais de que os ostensórios são feitos são normalmente ouro, prata e prata dourada – frequentemente com combinações destes materiais – e em casos raros, madeira dourada. ...
O design do ostensório, normalmente confeccionado em ouro tem um significado, que vai muito além de simplesmente ser um objeto pomposo. Ele representa o sol resplandecente com raios saindo do centro, cujo simbolismo é evidente, a Luz de Cristo Espalhando-se pelo mundo inteiro.
Quando o bispo, sacerdote ou diácono, em cima da pluvial, coloca sobre os ombros e cobre as mãos com as pontas do véu umeral, para que suas mãos não toquem no ostensório, como um sinal de respeito para o vaso sagrado, e como uma indicação de que é Jesus presente na espécies eucarísticas, que abençoa o povo, e não o ...
O Simbolismo do Ostensório Ele representa o sol resplandecente com raios saindo do centro, cujo simbolismo é evidente, a Luz de Cristo Espalhando-se pelo mundo inteiro. ... Por isso, ele é usado apenas em ocasiões onde o Corpo de Cristo deva ser exposto para adoração pública.
É o local onde fica o Santíssimo Sacramento (isto é, a Eucaristia), decorrendo daí seu nome. ... Muitas vezes existem grupos de oração se reunem ao longo da semana nesse local, para adorar a Eucaristia, Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, ocasiões comumente chamadas de "Adoração ao Santíssimo".
Significado de Santíssimo substantivo masculino A hóstia consagrada que, durante a missa, é oferecida aos fiéis na comunhão; o sacramento da Eucaristia.
Lugar onde se guardam objectos sagrados. 2. Pequeno armário colocado sobre o altar e no qual se guarda o cibório com as hóstias. ... [Por extensão] Conjunto das hóstias que estão no cibório.
Para que a atenção dos fiéis não seja distraída do novo altar, o velho altar não deverá ser decorado de modo especial." Numa igreja católica, o altar-mor é o altar principal, geralmente mais adornado, disposto em frente à entrada principal.
A adoração ao Santíssimo é uma forma de culto solene à santidade de Cristo realizado pela igreja católica. A adoração ao Santíssimo Sacramento é realizada através da exposição da hóstia consagrada, geralmente colocada em um ostensório. A eucaristia, quando consagrada, se torna o corpo de Nosso Senhor.