A Norma Internacional ISO 26000 ? ... A ISO 26000 tem como objetivo orientar organizações, de qualquer porte ou localização, a incorporarem diretrizes socioambientais em seus processos decisórios e a se responsabilizarem pelos impactos de suas ações na sociedade e no meio ambiente.
ISO 26000. ... Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente.
Esta Norma estabelece os requisitos mínimos relativos a um sistema de gestão da responsabilidade social, permitindo que a organização formule e implemente uma política e objetivos que levem em conta seus compromissos com: a) a responsabilização; b) a transparência; c) o comportamento ético; d) o respeito pelos ...
ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental. ... A ABNT NBR ISO 14001 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais.
Recapitulando
Quais são os benefícios da ISO 14001?
O objetivo desse conjunto de normas é ser um importante instrumento para a conservação ambiental, sendo que quando uma empresa implanta essas normas, ela consegue melhorar a relação entre o seu processo produtivo e o meio ambiente, com isso, ela torna o seu processo mais limpo, reduz o uso de recursos naturais, efetua ...
Vantagens de se obter a certificação ISO 14000 A adesão ao padrão pode resultar em melhor conformidade com os regulamentos ambientais, maior negociabilidade, melhor uso de recursos, bens e serviços de maior qualidade, maiores níveis de segurança, melhor imagem e maiores lucros.
O objetivo geral da ISO 14000 é fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” e é compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais.
A ISO 14000 é estabelecida pela Organização Internacional para padronização, e é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para Gestão Ambiental tanto para empresas públicas como para empresas privadas. O objetivo das normas 14000 é diminuir o impacto ambiental provocado pelas empresas no meio ambiente.
Crê-se que a origem da série ISO 14000 se deu em 1972 em Estocolmo na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano. ... Em 1993 foi criado pela ISO o Comité Técnico TC 207 com o objectivo de desenvolver uma série de normas internacionais em matéria de ambiente.
O artigo aborda o processo histórico de implantação do sistema de gestão ambiental edificado nas empresas após a introdução do conjunto de normas denominadas ISO 14.
A idéia do ISO 14.
Para obter o certificado da família ISO 14000 a instituição deve atender os requisitos: Política ambiental: A direção da empresa deve elaborar uma Política Ambiental que represente seus produtos e serviços, que seja divulgada entre os funcionários e a comunidade.
A série de normas ISO 14000 correspondem a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) editado pela ISO (International Organization for Standardization). Esta série de normas apresenta diretrizes para Auditorias Ambientais, Avaliação do Desempenho Ambiental, Rotulagem Ambiental e Análise do Ciclo de Vida dos Produtos.
Para melhor compreensão da NBR ISO 22000, ela está é dividida em quatro princípios básicos: Programas de Pré-Requisitos (PPR'S), Sistema APPCC/HACCP, Gestão e Comunicação. O objetivo de todos é garantir a segurança ao longo da cadeia.
Então, para a empresa obter um certificado ISO 14000, ou melhor, certificado ISO 14001, é necessário que atenda as seguintes exigências: 1 – Política ambiental A direção da empresa deve elaborar uma Política Ambiental que represente seus produtos e serviços, que seja divulgada entre os funcionários e a comunidade.
Para obter a certificação ambiental a empresa precisa adequar seus processos para alcançar a sustentabilidade. Entre essas práticas estão a geração, manejo, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos. Além do reaproveitamento e diminuição da quantidade de resíduos.
Uma das vantagens da ISO 22000 é que ela oferece métodos de controle de risco, ou seja estabelece ações para evitar ou impedir perigos ou riscos durante o processo de produção do alimento. Ações como essa proporcionam mais segurança e confiança aos fornecedores para realizarem parcerias comerciais.
ISO 22000 - Gestão de Segurança de Alimentos. A ISO 22000 é uma norma internacional que define os requisitos de um sistema de gestão de segurança de alimentos abrangendo todas as organizações da cadeia alimentar, da "colheita à mesa".
O termo FSSC 22000 é uma sigla para Food Safety System Certification que, em tradução, quer dizer Certificação de Sistema de Segurança Alimentar. Portanto, trata-se de uma certificação (ou norma) que tem o objetivo de monitorar e garantir a produção e distribuição de alimentos com segurança e qualidade.
O Programa de Pré-requisitos (PPR) define as condições básicas e as atividades necessárias para manter um ambiente higiênico ao longo da cadeia produtiva de alimentos. ... Neste programa são identificados os perigos á segurança de alimentos no ambiente de processo com intuito de evitar qualquer tipo de contaminação.