EQST

Quais So Os Principais Grupos Dos Cordados?

Quais são os principais grupos dos cordados?

Os grupos de cordados Cephalochordata, Urochordata e Vertebrata são os três subfilos que compõem filo Chordata. Urochordata e Cephalochordata incluem organismos invertebrados marinhos e relativamente simples quando comparados com os vertebrados.

Por que os Urocordados também são conhecidos como tunicados?

Os tunicados recebem esse nome pois tem um tecido de celulose chamado túnica em volta do corpo. Como todo cordado, os tunicados apresentam notocorda, cauda e tubo de nervoso dorsal em alguma fase da vida, neste caso a fase larval.

Como é a reprodução das Ascídias?

As ascídias são hermafroditas, fazem fecundação externa e possuem fase larval. ... Além da reprodução sexuada, as ascídias se reproduzem assexuadamente, por brotamento. Pelo processo de mitose, as células vão se diferenciando até a formação de um novo indivíduo, formando uma colônia de aspecto arborescente.

Quais as principais características dos Cefalocordados?

Cefalocordados são animais pequenos (centímetros de comprimento) finos, com corpo achatado lateralmente (como o corpo dos peixes), transparentes e vivem enterrados em substratos arenosos deixando apenas a cabeça aparente. São representados atualmente pelos anfioxos.

O que é fendas na faringe?

As fendas faríngeas são aberturas localizadas na altura da faringe que são formadas por invaginações da parte externa da ectoderme ou da endoderme da faringe. As fendas são usadas para filtração do líquido e obtenção de alimentos.

Qual o nome das aberturas para o meio externo localizadas na faringe?

Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe.

Qual estrutura continua com a faringe?

A faringe humana é dividida em nasofaringe, localizada posteriormente à cavidade nasal; orofaringe, posterior à cavidade oral. A parte inferior da faringe, onde esta comunica com o esôfago, chama-se laringofaringe ou hipofaringe.

Quais são as três partes da faringe?

A faringe está localizada na região posterior do nariz, da boca e da laringe, sendo possível distinguir três porções dela: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.

Quais as partes da faringe que pertence ao sistema respiratório?

Podemos dividir a faringe em três regiões anatômicas:

  • Nasofaringe: localizada na parte superior da garganta atrás do nariz. ...
  • Orofaringe ou bucofaringe: localizada na parte anterior a cavidade bucal.
  • Laringofaringe: localizada na parte inferior da garganta, fazendo ligações com o esôfago e a laringe.

Quais as partes que compõem a faringe?

A faringe é um tubo, cujas paredes são musculosas e revestidas de mucosa. Ela está localizada na altura da garganta, à frente de vértebras cervicais, fixada na base do crânio. Pode ser dividida em três regiões: orofaringe, nasofaringe e laringofaringe.

Onde termina a faringe?

A faringe tem forma de um funil (largo em cima e estreito embaixo) de 12 a 15 cm de comprimento e se localiza à frente da coluna cervical, atrás das fossas nasais, da cavidade bucal e da laringe e segue até o esôfago. Os ouvidos também têm ligação com a faringe.

Qual parte da faringe está localizada posteriormente a laringe?

A faringe humana é divida em nasofaringe, localizada posteriormente à cavidade nasal; orofaringe, posterior à cavidade oral; e laringofaringe, posterior à laringe.

Onde está localizada a laringe?

Exerce função respiratória e fonatória, além de impedir a entrada de partículas estranhas. A laringe é um órgão curto, de forma cônica, constituído de cartilagens, músculos e ligamentos. Está localizada na região do pescoço, entre a quarta e sexta vértebra cervical, conectando a faringe à traqueia.

Quantas cartilagens são encontradas na região da faringe?

As cartilagens da laringe são a tireóide, a cricóide e a epiglote (ímpares) e a aritenóide, a corniculada e a cuneiforme (pares). As cartilagens tireóide, cricóide e aritenóide são cartilagens hialinas e podem sofrer calcificação, que se inicia depois dos 20 anos. As restantes são cartilagens elásticas.