crossorigin="anonymous">
Resposta. Explicação: Entre os projetos para a fiscalização das fronteiras e, ao mesmo tempo, gerenciamento de questões ligadas ao extrativismo ilegal, disputa por terras e tráfico de drogas, podemos destacar os projetos Calha Norte e SIVAM.
Os projetos que passaram a ser desenvolvidos desde o período da presença do Governo Militar em território nacional visam estimular essencialmente a integração da região norte ao restante do país.
Durante a segunda metade do século XX, a região Norte foi integrada ao restante do país através de projetos desenvolvimentistas. ... A ocupação militar se fundamentou em políticas desenvolvimentistas de caráter nacionalista (“integrar para não entregar”) e soberania (ocupação de áreas de fronteiras).
Resposta. Foram anos de incentivos governamentais à exploração da floresta. Estradas foram abertas para facilitar o desenvolvimento da região. Durante a ditadura militar, a política para a Amazônia ficou conhecida pelo lema "Integrar para não Entregar".
Resposta. Resposta: Explicação: Desde o período correspondente à colonização europeia, a região Norte representa uma área de vazio demográfico, a princípio pelos seus aspectos naturais que sempre dificultaram a sua ocupação mais intensiva.
Uma das principais causas da região norte apresentar uma péssima integração nacional das rodovias, são as estradas estarem totalmente destruídas pela falta de manutenção que dificilmente acontece por causa da burocracia politica, e pela região norte possuir um clima a qual as chuvas são predominantes.
1) Quais as dificuldades encontradas para expandir a ocupação na Região Norte? * 1 ponto As extensas planícies A floresta densa, o clima quente e a dominação dos povos nativos. Muitas áreas montanhosas e frias na região.
A partir de 1970, minérios foram descobertos, garimpos surgiram e o desmatamento foi intensificado pela agropecuária. Esses fatores geraram uma migração em massa para a região, que atualmente é a segunda em termos de taxa de crescimento demográfico, sendo a primeira a região Centro-Oeste.
Resposta: O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.
No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950.
Resposta. Entre as principais causas dessa diminuição do número de nascidos está a intensificação do processo de industrialização do país, que passou a atrair a mão de obra feminina para o mercado de trabalho. Com isso, nascia menos pessoas e aumentava a expectativa de vida.
A partir de 1970 a taxa de crescimento demográfico vem se desacelerando, em função da acentuada redução dos níveis de fecundidade e de seus reflexos sobre os índices de natalidade. (Adaptado de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Censo Demográfico 2000, p. 29.)Jan. 16, 2007
Resposta: NO SÉCULO XX,O NÚMERO DE PESSOAS NO BRASIL AUMENTOU EM CINCO VEZES. EM 1970 A POPULAÇÃO ERA DE 93 MILHÕES DE HABITANTES,JÁ NOS PRIMEIROS ANOS DE 2.