Em Ética, responsabilidade moral é tudo relacionado à responsabilidade que se relaciona com as ações e suas consequências nas relações sociais. Esse é o mecanismo pela qual a culpa pode ser induzida em muitas edificações sociais importantes, como, por exemplo, o processamento do direito. ...
Assim sendo, a relação entre liberdade e responsabilidade se dá pelo fato da capacidade racional e investigativa pelo ser humano racional, o que faz com que o homem cumpra seus deveres para que possa exigir seus direitos. Dessa forma, a liberdade é uma escolha que requer bastante responsabilidade.
A liberdade e a responsabilidade estão fortemente ligadas, na medida em que só somos realmente livres se formos responsáveis e só podemos ser responsáveis se formos livres. A responsabilidade implica constantemente escolha e decisão racional, o que vai de encontro à própria definição de liberdade.
A pessoa humana é expropriada de si mesma sem autonomia. Ser autónomo significa, a meu ver, poder determinar e estabelecer o sistema de legalidade vinculativo de todos os seus actos. A liberdade situa-se e exerce-se dentro desse sistema. ... A responsabilidade é o ónus intrínseco da autonomia e da liberdade.
A liberdade, significa ser livre, porém, viver em uma sociedade requer seguir algumas normas e éticas para a manutenção da cidadania e da vida coletiva, aí se encontra a relação entre liberdade e ética, visto que a ética quando colocada em prática no cotidiano é um ato de liberdade.
Resposta. Explicação: Porque se a ética é pessoal, ou seja, ele vai de pessoa para pessoa. Então se essa pessoa achar que ser solidário com alguém e que a sociedade deveria a adotar assim como ele isso vira ética.
Resposta. Resposta: A ética trata-se de um conjunto de valores morais e éticos que moldam a sociedade. A solidariedade e a ética andam juntas pois a solidariedade requer compromisso pelo qual as pessoas têm um ato de bondade e compreensão com o próximo.