A forma mais comum de reprodução é assexuadamente por fissão binária. Outras formas de recombinação de DNA entre procariontes incluem a transformação e a transdução. Estas podem ocorrer entre organismos de diferentes gêneros, emprestando características de um gênero a outro diferente.
Como exemplos de seres vivos procariontes temos as bactérias e as cianobactérias, que já foram chamadas de algas azuis. ... São exemplos de seres eucariontes os protozoários, as algas, os fungos, as plantas e os animais.
As células eucariontes são mais complexas quando comparadas às procariontes. Como principal critério de diferenciação entre elas, há a presença de um núcleo verdadeiro na eucarionte, em que o material genético é envolvido por uma membrana nuclear. Nessas células, não há plasmídeos.
As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.