Etanol ou álcool etílico é um composto orgânico da família dos álcoois, cuja fórmula molecular é CH3 – CH2 – OH (o mesmo que C2H6O). Líquido e incolor, o etanol se dissolve facilmente em água porque é uma molécula polar.
Ponto de ebulição e solidificação Em temperatura ambiente, o etanol será sempre encontrado na fase líquida, pois ele só atinge seu ponto de ebulição (transformação em gás) quando submetido a uma temperatura de 78,4°C, enquanto seu ponto de solificação (transformação em sólido) é de -114,3°C.
Por quê? Diferentes tipos de álcool têm diferentes pontos de ebulição, portanto, isso pode ser usado para separá-los um do outro e de outros compostos orgânicos. A destilação também pode ser usada para separar álcool e água. O ponto de ebulição da água é 212 F ou 100 C, que é maior que o do álcool.
E) A relação dos carbonos e a ebulição: Quanto maior a quantidade de átomos de uma molécula, mais "difícil" é para ela entrar em ebulição e se tornar gás. Logo, mais energia na forma de calor é necessária para tanto. ... Assim, quanto mais carbonos, maior é a temperatura de ebulição.
Lembrando que o ponto de fusao e o ponto que a substancia passa de solido para liquido. E o ponto de ebulicao e o ponto que a substancia passa de liquido para gasoso. Sendo assim, o pentano a 25°C esta no estado gasoso.
Dois fatores determinam a fase em que as substâncias se encontram, são eles: a temperatura e a pressão. Por exemplo: o ferro em condições ambientes se encontra no estado sólido, mas se a sua temperatura for suficientemente elevada, essa substância poderá passar para o estado líquido.
Calor latente e ponto de ebulição