A troca de experiências entre profissionais é fundamental para colaborar com o crescimento profissional e pessoal. Sendo assim, é evidente que a importância da educação continuada nos negócios vai além de manter a empresa em posição de competitividade.
A Educação Permanente gera a oportunidade de aprendizagem no trabalho, no qual o aprender e o ensinar são fundamentados nas atividades do quotidiano, possibilitando o crescimento profissional através da reflexão das práticas em serviço.
Porém, esta entende a educação permanente como uma forma mais abrangente de educação do trabalhador, enquanto formação integral e contínua do ser humano, com um referencial teórico-metodológico problematizador; e, a educação continuada é compreendida como sendo mais estanque, pontual e diretiva.
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é compreendida como um conceito pedagógico que relaciona ensino, serviço, docência e saúde, contribuindo para o desenvolvimento profissional, a gestão setorial e o controle social 3.
O primeiro passo para a construção e implementação do Plano de EPS é a formação de um Grupo de Trabalho (GT). Para tanto, faz-se necessário identificar os atores responsáveis nos es- paços de gestão, nos serviços de saúde e nas organizações de participação social, bem como nas escolas de saúde pública.
d) Município; instituição formadora; profissionais da educação. ... Quais são os princípios doutrinários que integram também a Política e os Polos de Educação Permanente em Saúde? Alternativas: a) Universalidade, Equidade e Integralidade; Alternativa assinalada b) Priorização, Reorganização e Acolhimento.
O Núcleo de Educação Permanente em Saúde tem por função planejar, organizar e fornecer apoio às ações de Educação Permanente em Saúde. ... Educação em Serviço, a qual compreende atividades de desenvolvimento dos profissionais que atuam no HUSM, por meio de cursos, palestras, seminários de capacitação interna e externa.
O NEP – Núcleo de Educação Permanente do Hospital e Maternidade Santa Isabel foi criado em 18 de agosto de 2017 com finalidade de promover estratégias de educação permanente aos funcionários.
198/2004, instituiu a política nacional de educação Permanente em saúde, como estratégia do SUS para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor. São agentes que poderão compor os pólos de educação permanente, exceto: a) Instituição de ensino superior.
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) compreende que a transformação nos serviços, no ensino e na condução do sistema de saúde não pode ser considerada questão simplesmente técnica. Envolve mudança nas relações, nos processos, nos atos de saúde e, principalmente, nas pessoas.
A imagem do quadrilátero da formação para a área da saúde — ensino / gestão setorial / práticas de atenção / controle social — propõe construir e organizar uma educação responsável por processos interativos e de ação na realidade para operar mudanças (desejo de futuro), mobilizar caminhos (negociar e pactuar processos) ...
A Política apresenta, ainda, alguns eixos estratégicos para sua implementação: participação, controle social e gestão participativa; formação, comunicação e produção de conhecimento; cuidado em saúde; intersetorialidade e diálogos multiculturais.
TELESSAÚDE – Teleconsulta, Telediagnóstico, Teleconsultoria Código da questão: 12209 8)Que palavras caracterizam a dinâmica de roda proposto para gestão dos Polos de Educação Permanente em Saúde? Alternativas: Construir juntos, troca de experiências e restrição.
“O curso tem como base os princípios e as matrizes pedagógicas da Educação Popular em Saúde, como o diálogo, a problematização, a construção compartilhada do conhecimento e a ação transformadora sobre o mundo”, explicou Vera Joana, que integra o Comitê Gestor do programa, acrescentando que o curso busca contribuir para ...
Compreende-se que os objetivos da Educação em Saúde são de desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e pela saúde da comunidade a qual pertençam e a capacidade de participar da vida comunitária de uma maneira construtiva.
O MS define educação em saúde como: Processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população [...].
Realizadas em todas as unidades do Sesc, as atividades de Educação em Saúde estimulam a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o engajamento da população, e sua participação, em assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida, através de ações educativas.