verbo transitivo direto Fazer com que seja retornado; enviar de volta: restituiu o valor ao proprietário; o passeio restitui-lhe o vigor. Efetuar reparos ou modificações seguindo o modelo original; reconstituir: restituir um discurso.
Tem imposto a restituir aquele contribuinte que, depois de todos os ajustes entre receitas e despesas, sofreu retenção na fonte maior do que o seu imposto devido.
A restituição do Imposto de Renda 2019 é a devolução do valor pago a mais ou a menos para a Receita Federal durante o ano anterior. Por isso, se na entrega da declaração for indicada uma diferença positiva, significa que o contribuinte — isto é, você — deve pagar o restante do tributo.
A restituição do Imposto de Renda ocorre quando a Receita Federal detecta que o contribuinte pagou mais impostos do que deveria. Assim, ele tem direito a receber de volta parte do valor. A quantia é devolvida até o mês de dezembro do mesmo ano em que foi declarada.
Como consultar quando a restituição do Imposto de Renda será paga? Cerca de uma semana antes do pagamento de cada lote a Receita Federal libera a consulta para você saber se vai receber naquela data ou não. Basta acessar o portal da Receita Federal e conferir se você está entre os contemplados no respectivo lote.
Caso o contribuinte tenha entregue a declaração e não haja nenhum valor a ser restituído ou a ser pago, a informação que aparecerá após o processamento será que “Sua Declaração já foi processada” e que o “Resultado encontrado: saldo inexistente de imposto a pagar ou restituir.”
Processada/saldo inexistente de imposto a pagar ou a restituir: sua DIRPF já foi processada e não houve saldo de imposto a pagar nem a restituir; Processada/imposto a pagar: significa que foi apurado imposto a pagar na sua DIRPF e que ela já foi processada.
O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) se refere ao montante retido de um determinado trabalhador que precisa efetuar o pagamento do imposto.
O Imposto de Renda Retido na Fonte pode ser restituído, caso tenha sido recolhido em, valores acima que o devido. Para isso, o contribuinte deve fazer a Declaração Anual do Imposto de Renda, mesmo quando não estiver na faixa obrigada de rendimentos.
O Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF ou IRF - é uma obrigação tributária principal em que a pessoa jurídica ou equiparada, está obrigada a reter do beneficiário da renda, o imposto correspondente, nos termos estabelecidos pelo Regulamento do Imposto de Renda.
Preencha e envie a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) à Receita Federal. A DIRF é a declaração feita pela FONTE PAGADORA, ou seja quem efetua pagamentos e retém imposto de renda na fonte.
A DIRF deve ser entregue através do Programa Gerador de Declarações, que pode ser baixado do site da Receita Federal. As PJs, com exceção das optantes pelo Simples Nacional e de outros casos específicos, estão obrigadas ao uso do Certificado Digital.
A DIRF deverá ser apresentada até as 23h59, horário de Brasília, do dia 26 de fevereiro de 2021, por meio do programa Receitanet, disponível no site da Receita Federal do Brasil. Para a apresentação do documento, deverá ser considerado, a partir do ano-calendário de 2020, o valor pago igual ou superior a R$
Como transmitir o arquivo no programa da Receita
O uso de certificado digital é obrigatório? Todas as pessoas jurídicas estão obrigadas a utilizar o Certificado Digital no momento do envio da DIRF à Receita Federal. ... Não precisam se preocupar com um certificado digital os condomínios edifícios, as pessoas físicas e os cartórios administrados por pessoas físicas.
Geração do Arquivo DIRF Localize a rotina Grava D.I.R.F em Meio Magnético; Clique no ícone para Iniciar Rotina Especial, selecione a Empresa e os campos Ano- base e Ano Atual já aparecem preenchidos automaticamente; No campo Arquivo a Gravar, selecione o arquivo que será transmitido (localização e nome do arquivo);
Como importar o arquivo da DIRF no validador
Para transferir os dados, basta abrir o programa do IR 2020 e selecionar o item “Importar dados da declaração de 2019”, no menu “Declaração”. Depois, selecione “Declaração de Ajuste Anual” e indique o local do computador onde os arquivos da declaração de 2019 foram salvos.
Saiba como recuperar o recibo da declaração do IR