A educação homérica consistia principalmente em perseguir esse ideal guerreiro. Quando o jovem procurava ser igual ao herói representado e almejava ter as mesmas virtudes de que esse herói era portador, ele era educado.
O poeta grego Homero, reconhecido como o maior educador da Grécia, destacava dois aspectos fundamentais para um processo de educação ideal. ... O d.o aspecto religioso: A educação espiritual e a preparação para a eternidade; o aspecto moral: o ideal heroico.
A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A transmissão da cultura grega se dava também, através das inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões).
Hoje, a religião grega se extinguiu, e seus deuses ainda se mantém entre nós. Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos.
Resposta. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica, não resistiram e beberam nesta esplêndida fonte cultural.
A civilização grega é a "madrinha" cultural do Ocidente, sendo de lá que herdamos a Democracia, os fundamentos da ideia de República, a Filosofia, o Teatro - e muito dos cânones da arte - a Pedagogia e as bases racionais para o pensamento.
Resposta. A cultura greco-romana influenciou e ainda influencia a sociedade, como por exemplo as leis que seguimos, questões religiosas e outros. Fora o fato de que é importante se conhecer a cultura de outros países.
A arte grega inaugura uma nova forma de representação estética, fundamentando-se na inteligência e no uso da razão, refletindo uma sociedade que desenvolveu o senso de justiça em prol do bem-estar de seu povo, base do regime democrático, um dos grandes legados gregos deixados à humanidade.
A Civilização Grega desenvolveu-se a partir de 800 a.C. e viveu o seu auge no chamado período clássico, entre 500 e 300 a.C. Entre as civilizações europeias nascidas na Antiguidade, a civilização grega foi aquela que legou ao mundo ocidental elementos essenciais para a sua constituição.
Grécia Clássica foi um período de cerca de 200 anos (séculos V e IV antes de Cristo) na cultura grega. ... Grande parte da política moderna, pensamento artístico (arquitetura, escultura), pensamento científico, teatro, literatura e filosofia deriva deste período da história grega.
A cultura grega foi imensamente rica. O uso intenso de mármore nas obras, o desenvolvimento das sensibilidades e da estética o uma arquitetura harmoniosa foram características das artes gregas. ... A arquitetura tinha aspectos monumentais, como mostram o Paternon de Atenas e grande estátua de Zeus e Olímpia.
Resposta. Resposta: 1) O homem era apenas dimensão racional, um ser pensante, que constrói o mundo pela força do pensar.
De forma direta, os homens atenienses adultos decidiam os novos rumos da pólis e debatiam ciência, economia, relações sociais, filosofia e as melhores formas de fazer política. Além disso, a política e a ciência da Grécia Antiga deram origem a grandes nomes que estudamos até hoje.
Atenas
O modelo racional de pensamento, a filosofia política, a escrita alfabética e as formas de arte gregas foram os principais elementos gregos na formação da cultura ocidental.
Os principais deuses cultuados pelos gregos antigos eram: Zeus (principal deus, governava os outros deuses e os homens), Hera (esposa de Zeus), Hades (senhor dos infernos), Ares (deus da guerra), Ártemis (deusa da caça), Atena (deusa da razão e da inteligência), Afrodite (deusa do amor e a beleza), Apolo (deus da luz, ...
A cultura grega teve grande desenvolvimento na Antiguidade e influências outras civilizações e povos.
A religião grega era politeísta, acreditava em muitos deuses, e colocava estes deuses em um panteão, onde ocupavam uma "ordem", de modo que existia toda uma hierarquia de criaturas divinas, semi-divinas e de natureza não-humana.
Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.
Características do helenismo O helenismo foi caracterizado pelo florescimento, expansão e domínio da cultura grega no mundo antigo, tendo como base a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental.
O Helenismo caracterizou-se por apresentar uma arte mais realista, exprimindo violência e dor, componentes constantes dos novos tempos de guerra. A Cultura Helenística substituiu a concepção clássica de que o "homem é a medida de todas as coisas" pelo monumentalismo, pessimismo, negativismo e relativismo.
Helenismo é um termo que designa tradicionalmente o período histórico e cultural durante o qual a civilização grega se difundiu no mundo mediterrânico, euroasiático e no Oriente, fundindo-se com a cultura local.
"Helenístico" refere-se ao período da história da Grécia e de parte do Oriente Médio entre a morte de Alexandre o Grande e a anexação da península grega. Já "helênico" é algo que é oriundo, relativo ou pertencente á Grécia.
A palavra helenismo vem do grego 'hellenismós' e significa: «expressão, construção própria à língua grega»; «o conjunto da civilização grega, especialmente a que sofreu as modificações determinadas, no período helenístico, pelas influências orientais»; «civilização e cultura que se desenvolveram fora da Grécia por ...