O enfermeiro deve ser capacitado para ações de controle da tuberculose, deve o profissional identificar informações clínicas, epidemiológicas e sociais dos suspeitos da enfermidade e tomar providências para o esclarecimento do diagnóstico (BRASIL, 2011a).
Identificar os sintomáticos respiratórios nos domicílios e na comunidade. Orientar e encaminhar os comunicantes à UBS para consulta, diagnóstico e tratamento, quando necessário. Encaminhar ou comunicar o caso suspeito à equipe. Orientar a coleta e o encaminhamento do escarro dos sintomáticos respiratórios.
O SINAN é o sistema nacional adotado para o registro e processamento de dados de notificação e acompanhamento da tuberculose.
pacientes que apresentem qualquer resistência aos medicamentos anti-TB; • casos novos de TB com indicação de Esquemas Especiais; • pacientes portadores de micobacteriose não tuberculosa (MNT); • e outras situações especiais.
A maioria das pessoas infectadas por Mycobacterium tuberculosis (Mtb) não possui sinais ou sintomas da doença, quadro conhecido como infecção latente por tuberculose (ILTB).
LUIZ HENRIQUE MANDETTA
Notificação negativa - é a notificação da não-ocorrência de doenças de notificação compulsória na área de abrangência da unidade de saúde. Indica que os profissionais e o sistema de vigilância da área estão alertas para a ocorrência de tais eventos.
JOSÉ AGENOR ÁLVARES DA SILVA
Lista de Notificação Compulsória Imediata
Doenças e agravos de notificação imediata
7. (INTEGRI/PREFEITURA DE VOTORANTIM-SP/2010) São consideradas doenças de notificação compulsória, exceto: a) Cólera e febre amarela b) Coqueluche e poliomielite c) Difteria e meningite d) Amigdalite e laringite.
A notificação compulsória é feita na situação em que a norma legal obriga aos profissionais de saúde e pessoas da comunidade a comunicar a autoridade sanitária a ocorrência de doença ou agravo que estão sob vigilância epidemiológica.