No Brasil, a data foi criada pelo publicitário João Doria, sendo comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.
A data começou a ser celebrada no século 5. Há algumas explicações para a história, mas a mais famosa é a de que São Valentim era um padre de Roma que foi condenado à pena de morte no século 3.
O Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho no Brasil desde 1948. A criação da data se deu após devido a uma estratégia comercial pensada pelo publicitário João Doria, pai do governador de São Paulo, João Doria Jr.
Preso, o padre se apaixonou pela filha de um dos seus carcereiros. Condenado à morte, em seu último dia de vida, escreveu a ela uma carta assinada por “o seu Valentim”. Valentim foi morto em 270 d.C, mas foi apenas em 496 d.C, já no século V, que o papa Gelásio o declarou um homem santo, criando o Valentine's Day.
O Dia das Mães foi criado como uma homenagem à vida de Ann Jarvis. O falecimento dela, em 9 de maio de 1905, afetou bastante a sua filha, Anna Jarvis. Anos depois, ela decidiu criar uma data comemorativa para homenagear a sua mãe.
Tradicionalmente, neste dia os casais se presenteiam e expressam seu amor através de cartões, presentes e flores. Mas hoje em dia nos Estados Unidos, o sentido da data se ampliou. A data deixou de ser apenas para casais e virou um dia para presentear a pessoa amada, seja ela sua mãe, seu pai, seu filho ou até um amigo.
O Valentine's Day ou Dia de São Valentim é o Dia dos Namorados celebrado em países como os Estados Unidos e Portugal. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como o Santo Casamenteiro. ... O Valentine's Day é uma data muito especial nos Estados Unidos.
Ideias para o Valentines Day
Presentes criativos para celebrar o Valentine's Day