Um bom exemplo de animal diurno é o camaleão, que utiliza a luz do dia para se camuflar. Essa espécie costuma ser mais ativa no período da manhã e no final da tarde.
Quando a pessoa dormir de olhos abertos, trata-se da lagoftalmia noturna. Ela acontece por dois motivos: problemas no músculo orbicular ou paralisia no nervo facial, na maioria dos casos causada por hanseníase. A principal consequência de dormir com os olhos abertos é o ressecamento ocular.
Se você já reparou no olho do cachorro enquanto dorme, você sabe que às vezes os cachorros dormem com os olhos abertos ou semi-abertos, mas em geral isso não é motivo para alarme. Este comportamento vem de seus ancestrais, que viviam na natureza e tinham que estar atentos, mesmo que estivessem descansando.
Sabe por que não conseguimos dormir com olhos abertos? Por duas razões: porque a luz que vemos com os olhos abertos excitam nosso cérebro e assim, não conseguimos descansar. E porque sem a proteção das pálpebras, os olhos se ressecam e incomodam muito, como se tivesse poeira nele.
Os olhos se movem rapidamente (Rapid Eye Movement), a atividade cerebral é semelhante a de quando se está acordado e o tônus muscular diminui consideravelmente. Neste estágio, o cérebro bloqueia os neurônios motores, conhecido como Paralisia do Sono, para que o corpo não obedeça as ordens sonhadas ou as encene.
Dormir de boca aberta é muito comum, principalmente durante a infância e quando estamos com nariz entupido....Algumas delas são: