i) Importância dos agregados Os agregados são importantes porque são misturados com o ligante asfáltico para formar as misturas asfálticas, que são utilizadas nos revestimentos asfálticos dos pavimentos. OBS. Como exemplo de agregado tem-se: as britas, os seixos, as areias e etc.
Quais as finalidades dos agregados no concreto?
São ensaios especiais para agregados graúdos:
A composição da curva granulométrica determina as características de permeabilidade de uma mistura asfáltica porosa, que podem ser alteradas em função de diversos fatores, por exemplo: dimensões do agregado, volume de vazios, inclinação transversal e espessura do revestimento.
Esse ensaio foi utilizado como referência na elaboração da norma ABNT NBR 15617 para a determinação do dano por umidade induzida, possibilitando a avaliação quantitativa da eficiência da adesividade na interface ligante/agregado em misturas asfálticas densas a quente.
O ensaio de equivalente de areia tem por objetivo determinar a proporção relativa de materiais finos em amostras de agregados miúdos. engenharia ou, em outros casos, determina a realização de outros ensaios de caracterização ou, ainda, reprova o material em virtude da presença excessiva de finos e materiais orgânicos.
A temperatura do ligante não deve ser inferior a 107°C nem exceder a 177°C. Os agregados devem ser aquecidos a temperaturas de 10°C a 15°C acima da temperatura do ligante asfáltico, sem ultrapassar 177°C. A produção do concreto asfáltico é efetuada em usinas apropriadas, conforme anteriormente especificado.
Um dos tipos de revestimento asfáltico mais empregados no Brasil é o concreto asfáltico (CA) também denominado Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Trata-se da mistura conveniente de agregados de vários tamanhos e cimento asfáltico de petróleo, ambos aquecidos em altas temperaturas.
A densidade 2,34 t/m foi adotada por se tratar do valor máximo esperado para a densidade de uma mistura asfáltica no teor ótimo da dosagem pelo Método Marshall, quando são consideradas misturas asfálticas densas do tipo CBUQ ou PMQ, sob teores de ligante em torno de 5,2% em peso.
0,42735 m³
Para calcular o volume de massa a transportar dentro da obra, é possível concluir que será a área da pista de rolamento pela espessura da camada, sendo: m² x 0,03 m = 1.