crossorigin="anonymous">
Resposta: É dito degenerado porque existem trincas diferentes para codificar um mesmo aminoácido. Ou seja, o código genético é universal porque é válido para todos os seres vivos.
Na biologia, dizemos que o código genético é universal porque ele é o mesmo para todos os organismos. Por exemplo: O códon UCU é traduzido no aminoácido serina tanto em seres humanos, quanto em cachorros. O códon UUC é traduzido no aminoácido fenilalanina tanto em gatos, quanto em bactérias.
Anticódon é a denominação dada a cada trinca de nucleotídeos complementares às tríades de nucleotídeos encontrados no RNAm (códons ou codão). A cada três nucleotídeos então, determina-se um códon, que vai corresponder a um aminoácido (código genético). ...
Uma aminoacil-tRNA sintetase (aaRS) é uma enzima que catalisa a esterificação de um específico aminoácido (ou de um seu precursor) em um dos possíveis tRNA correspondentes, com vista a formar um aminoacil-tRNA.
Ribossomos fornecem a estrutura na qual a tradução pode acontecer. Eles também catalisam a reação que liga aminoácidos para formar uma nova proteína. RNAts (RNAs transportadores) transportam aminoácidos para o ribossomo. Eles atuam como "pontes", combinando um códon em um RNAm com o aminoácido que o códon especifica.