A força resultante (Fr) de um sistema de forças consiste no efeito produzido por uma força única capaz de produzir um efeito equivalente ao das várias forças aplicadas ao corpo. A força resultante de um sistema de duas ou mais forças pode determinar-se graficamente pela adição dos vetores força (adição vetorial).
Figura 4: Forças em equilíbrio. Se o sistema está em equilíbrio e não apresenta movimento, conclui-se que nenhuma força resultante deverá estar agindo sobre ele. Assim, a força equilibrante Fe anula completamente a força peso F1.
As forças de contato, como o próprio nome define, são aquelas em que ocorre um contato direto entre as superfícies dos corpos que estão interagindo (por exemplo, força normal, força de atrito), ou entre o elemento que aplica a força (fio, barra rígida etc.) e o corpo que a recebe.
Na primeira há necessidade de que os corpos estejam em contato físico para que neles atuem uma força. Já a força de campo pode ser descrita como uma força aplicada em um corpo por outro à distância, sem a necessidade de contato entre eles, um exemplo bem comum é a força peso.