A tinta PVA é mais usada para fins artesanais, tais como:
Porém, para distingui-las é necessário entender que, ambas são de fácil aplicação e secagem rápida, mas a tinta PVA possui menos cheiro e acabamento fosco, enquanto que a tinta Acrílica proporciona alta impermeabilidade quando aplicada, e tem maior intensidade de brilho.
4 tipos de tintas para artesanato que você precisa conhecer
Tinta PVA. A tinta PVA, também conhecida como látex PVA, é a mais utilizada em paredes internas. É preciso, porém, tomar cuidado na hora da limpeza, pois, se esfregar muito com um pano úmido, a tinta pode sair. Logo, não a utilize em áreas externas, pois ela não é resistente à chuva.
Para diluir a tinta, multiplique o contéudo da lata pela porcentagem indicada para cada produto nas tabelas ( Diluição com Água e Diluição com Aguarrás ). Exemplo : Para diluir uma lata de 3,6 litros de Látex PVA, multiplique 3,6 por 30% ( Tabela ) . O resultado será aproximadamente de 1 litro ou 5 copos de água.
Superfícies indicadas A tinta esmalte é geralmente recomendada para superfícies em madeira e metal. Não é indicada para alvenaria porque pode deformar a pintura.
1 latinha de massa corrida 900ml aprox. 200ml de cola branca....Preparando a tinta:
Modo de preparo:
Para fazer a tinta lavável são precisos três materiais: terra, água e cola. Basta misturar de seis a oito quilos de terra bem coada, um quilo de cola branca e dez litros de água. Depois é só pintar. Para quem deseja uma tinta colorida, Francisco lembra que é necessário apenas acrescentar um pigmento da cor desejada.
Teste a sua tinta para ver se a textura está ideal para usar com o rolo ou pincel. Se ficar muito grossa, adicione um pouco mais de água....Como fazer a tinta impermeabilizante caseira
BlokGesso é um composto bicomponente que deve ser misturado ao pó de gesso para repelir a água, tornando não só a superfície protegida, mas toda a massa de gesso.
Você pode usar tinta de artesanato, a PVA (de parede mesmo). Usei tinta à óleo, gosto da praticidade de poder lavar o objeto depois, mas no fazer exige mais atenção no uso do solvente e thinner (se não for a base de água). Já a PVA é só lavar o rolo e pronto.
Encha um balde com uma quantidade de água de acordo com as instruções do fabricante. Acrescente o impermeabilizante para alvenaria em pó à água devagar, mexendo continuamente para permitir que as partículas se dissolvam completamente.
Antes da impermeabilização deve-se preparar a superfície da jardineira ou floreira que consiste na regularização de toda área da floreira sem fazer emendas, passando por cima do piso, muretas, face de cima das muretas com argamassa de cimento e areia, traço 1:3 em volume, com uma espessura mínima de 2 cm e caimento ...
As floreiras de menor porte podem ser impermeabilizadas com sistemas asfálticos aplicados em várias demãos de pintura. Para jardins sobre o solo, deve-se impermeabilizar só as paredes, e não a área horizontal, para que a água escoe pelo solo.
No fundo do canteiro deve ser deixado uma camada de 10cm de cascalho, brita ou seixo para a drenagem da água. Essa camada deverá estar separada da camada de terra por uma camada de poliéster. O escoamento da água será feito pelo mesmo tubo captador da água da superfície da floreira, através de furos Ø 5/8″.
A manta de PVC é uma opção que pode ser utilizada como impermeabilização de lajes de jardim, possuindo grande maleabilidade e elasticidade, assim como resistência mecânica e soldagem de juntas através de termofusão. A manta de PVC também tem excelente proteção contra o puncionamento das raízes.
Impermeabilização em áreas externas Antes de pintar a parede que vai receber o seu jardim vertical, aplique de 2 a 3 demãos do Suviflex. Assim, mesmo após a ação do tempo, o seu jardim estará protegido com um impermeabilizante de parede que garantirá durabilidade e irá prevenir infiltrações na sua casa.
Estrutura para jardim vertical