A espuma no aquário surge devido ao acumulo de proteínas e compostos nitrogenados na água, que tem origem na decomposição da matéria orgânica, como sobras de ração, fezes, etc.
Betta no fundo do aquário Ele pode estar dormindo. Sofrendo de intoxicação por nitratos. Pode ser um peixe de temperamento mais preguiçoso. Problemas de saúde como doença da bexiga natatória.
Sua reprodução é interessante. Quando um macho se interessa por uma fêmea, ele constrói um ninho feito de pequenas bolhas de ar. Em seguida, vai até a fêmea e a envolve formando um "U" com o corpo. O "abraço" ajuda a fêmea a liberar os óvulos que são fecundados pelos gametas do macho no mesmo instante.
O aquário deve ficar com o nível da água no máximo de 12cm, eu aconselho 8cm, isso para não causar uma pressão muito forte nos alevinos quando nascerem, e facilitar o trabalho do macho para pegar os ovos. A temperatura ideal é 27 graus e a temperatura mínima para reprodução é de 24 graus.
Para descobrir se seu peixe fêmea está grávida, observe os seus peixes todos os dias para conferir se acontecem mudanças fisiológicas. Quando a fêmea está grávida, desenvolve de 20 a 40 dias uma saliência por baixo do abdômen que indica que está gordinha e grávida, pois os ovos estão se formando em seu interior.
Coloque uma fita métrica contra o aquário e veja o quão comprido é o peixe. Caso o betta seja menor do que a média, é bem possível que ele ainda seja um peixinho juvenil. Medir um betta com precisão pode ser bem difícil. É bem possível que você só consiga uma estimativa colocando a fita métrica contra o vidro.