Neste caso você tem um pequeno ganho de desempenho devido ao uso dos novos registradores e o processador passa a suportar mais de 4 GB de memória RAM.
As últimas encarnações da arquitetura x86 suportam até 36 bits de endereços de memória física, que foram mapeados para o espaço de endereço linear de 32 bits por meio do mecanismo de paginação PAE. Assim, apenas 1/16 da memória total possível pode ser acessada por vez.
O principal fator que deve ser levado em consideração é a quantidade de memória. Enquanto um sistema operacional 32 bits pode endereçar "apenas" 4 GB de RAM, a versão 64 bits alcança, teoricamente, 128 GB de RAM ou até mais.
O tamanho do registrador PC, que é usado para apontar para a próxima instrução a ser executada tem tamanho de 16 bits. Com 16 bits, temos um total de 216 = 64K combinações possíveis que vai de 0 até 216 – 1, ou seja, de 0 a 64K –1. Portanto, podemos expandir a memória até 64K palavras.
Todas as versões de 32bits do Windows 10 não vão suportar mais de 4GB de memória RAM. Para verificar qual a versão do Windows que possui instalado, por gentileza, acesse "Painel de Controle", "Sistema e Segurança", "Sistema". Em "Tipo de Sistema" você conseguirá ver qual versão que possui, de 32 ou de 64 bits.
Requisitos do sistema para instalar o Windows 10