Outra coisa que muita gente não sabe é que a Libras não é uma língua universal. Existem mais de 200 línguas de sinais no mundo e cada uma tem suas próprias normas! ... A própria Libras se originou de uma mistura entre a língua francesa de sinais e gestos usados no Brasil, quando foi criada em 1857.
Língua brasileira de sinais
Estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda revela a existência, no Brasil, de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa. A surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres.
Espere que o surdo olhe para você antes de falar,
Veja a seguir alguns dos principais sinais de alerta!
O grau de perda auditiva é identificado pelo médico através do exame de audiometria, em que a pessoa deve ficar em uma cabine isolada e deve indicar ao fonoaudiólogo ou otorrino sempre que ouvir sons, que são emitidos em frequências diferentes.
ATENÇÃO AOS SINAIS DE ALERTA – Falar alto (pois a pessoa não ouve a sua própria voz com clareza); – Demora para perceber sons comuns da casa como campanhias e telefone; – Assiste TV no volume mais alto; – Queixa de sensação de ouvido tapado ou de zumbido.
Caso os sons ouvidos comecem em 50 decibéis, o paciente tem uma perda auditiva leve. Se só escuta entre 55 e 70 decibéis, a perda é moderada; entre 75 e 90 decibéis, perda severa; acima de 90 decibéis, perda profunda. Com base nestas informações, o especialista determina o tipo e o grau da perda.
Neste caso os seguintes sintomas podem estar presentes:
Como ter uma boa experiência durante o teste do aparelho auditivo